A norte-americana Industrial-IoT Solutions (São Paulo, SP) está trazendo para o Brasil uma plataforma baseada em princípios de Internet das coisas (IoT) voltada especialmente para empresas do setor de plásticos. Desenvolvida pela também norte-americana Oden Technologies, ela opera em nuvem e integra desde a coleta e análise de dados até a inteligência artificial aplicada à tomada de decisões relacionadas à produção, com ênfase nos processos de transformação de plásticos, tais como injeção, extrusão e sopro.

O sistema adquire dados diretamente de qualquer máquina ou controlador lógico programável (CLP), possibilitando a integração de maquinário antigo e de diferentes fabricantes ao chamado sistema smart connected factory. Modelos proprietários de aprendizagem de máquina (machine learning) e de inteligência artificial baseados em algoritmos complexos analisam todo o conjunto de dados do processo a uma velocidade sem precedentes, cruzando informações valiosas que podem rapidamente ser transformadas em melhorias mensuráveis. Projetos em andamento já resultaram em aumentos de produtividade de até 20%, com melhora de previsibilidade e precisão dos processos na casa de 85%.

Relatórios e métricas podem ser visualizados a cada segundo, para posterior análise por parâmetro por turno, por máquina, por linha, por data ou outro tipo de recorte, tendo em vista que o sistema é aberto para que o usuário crie seus próprios modelos de machine learning de acordo com as especificidades do seu processo e produto.

Além de detectar pontos fracos, o sistema pode apontar os pontos fortes do processo e sugerir que eles sejam replicados para a manutenção do um nível ideal de operação, estabelecendo receitas com base nos melhores níveis de velocidade, qualidade e custo. A ideia é automatizar o processo em seu ponto máximo de eficiência.

Considerada um auxílio direto para o planejamento da produção na transformação de plásticos, a plataforma já foi instalada em cerca de 50 clientes em países como Alemanha, China, Irlanda e Grécia, além dos Estados Unidos.

O treinamento dos usuários (operadores de máquinas) e da equipe de TI envolvida, para a correta utilização e aproveitamento do potencial da plataforma pode ser realizado em três ou quatro dias, dependendo da configuração definida para o sistema, e o treinamento de gerentes e diretores é feito em um ou dois dias. Sua comercialização e implementação no Brasil será feita pela i-IoT Solutions no Brasil, que já possui corpo técnico treinado para dar assistência aos clientes do segmento de plásticos.

 



Mais Notícias CCM



Encontros regionais para capacitação da indústria

Promovido pela VDMA Brasil, com o apoio de diversas instituições ligadas à indústria, o Open Industry Road Show vai percorrer quatro capitais do Brasil, com apresentações sobre tecnologia aplicada à promoção da competitividade na indústria.

19/11/2024


Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


Recurso de IA é integrado a novo sistema de controle de robôs industriais

O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

01/11/2024