A demanda crescente por resinas recicladas que apresentem boa qualidade e que atendam a requisitos que permitam a sua utilização na fabricação de novos produtos caminha em paralelo à necessidade de modernização de máquinas e equipamentos voltados para trabalhos nesta área.
O projeto desse tipo de maquinário, atualmente, inclui o uso de tecnologias eletrônicas e ópticas que possibilitam um melhor controle de processos como, por exemplo, sensores.
Recentemente, a fabricante de máquinas para reciclagem de plásticos Tomra Sorting Recycling, empresa pertencente à companhia norueguesa Tomra, que tem subsidiária em São Paulo (SP), lançou duas linhas de equipamentos que contam com tecnologia óptica desenvolvida para a seleção de flakes plásticos obtidos a partir da trituração de materiais descartados.
Após o lançamento da série de máquinas Autosort, divulgada em reportagem da revista Plástico Industrial, a empresa passou a comercializar a linha Innosort Flake, a qual é composta por equipamentos configurados com sensores capazes de detectar a presença de polímeros com diferentes características, os quais também podem transmitir informações do chão de fábrica para sistemas de processamento de dados que operam em ambientes virtuais, por exemplo.
Em comunicado à imprensa, a fabricante mencionou que as novas máquinas são indicadas ao processamento de – além de polietileno (PE), polipropileno (PP) e poli(tereftalato de etileno (PET) – poliolefinas (PO), proporcionando a segregação de grânulos provenientes dessa classe de polímeros sob alta velocidade de trabalho.
A tecnologia óptica/eletrônica voltada para a triagem de grânulos presentes nas novas máquinas, que segrega grãos por cor, consiste em câmeras Dual Full Colour e sistema infravermelho (NIR). Além disso, esse aparato é composto por um sistema de correção de sinal contínua e automática que, segundo informações da empresa, garante o uma seleção de grânulos mais estável e confiável, e com baixo consumo de energia elétrica.
Valerio Sama, chefe de gerenciamento de produtos da Tomra Sorting Recycling, disse que por meio desse sistema é possível detectar grânulos com diâmetro inferior a 2 mm. Ele também mencionou como a demanda por poliolefinas obtidas a partir de reciclagem influenciou no projeto dos novos equipamentos.
“A seleção de poliolefinas se tornará um domínio cada vez mais importante da área de reciclagem de plásticos. Precisamos ser capazes de aumentar a pureza e o rendimento dos plásticos reciclados a um nível em que o material seja adequado para a fabricação de embalagens de alimentos. Também precisamos trazer esse material (poliolefinas) de volta ao ciclo de reciclagem como parte de um modelo de economia circular”.
Plataforma digital de reciclagem
Outro recente desenvolvimento voltado para a área de reciclagem de plásticos realizado pela Tomra Sorting Recycling é a plataforma digital “Insight”, voltada para a gestão de dados provenientes da triagem de polímeros, bem como de outros procedimentos correlatos.
Contando com recursos que permitem o armazenamento de informações em nuvem, a plataforma disponibiliza também ferramentas que possibilitam o acesso remoto a operações em parques fabris em tempo real por meio de dispositivos móveis, assim como transmissão de informações entre departamentos, produção automática de relatórios, entre outras opções.
Trata-se de um pacote de serviços que pode ser adquirido por sistema de assinatura, o qual, de acordo com Felix Flemming, vice-presidente e chefe do departamento digital da companhia, passa por constante atualização. “A plataforma é uma ferramenta de gerenciamento estratégico. Novas funcionalidades e recursos são lançados em um curto período de tempo, o que é feito com base na colaboração de nossos clientes”.
Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também nossos guias de máquinas e equipamentos de reciclagem de plásticos, além de artigos técnicos que abordam esse assunto.
Fotos: Tomra
Conteúdo relacionado;
Método de reciclagem de materiais compósitos em projeto
Novo processo de reciclagem de embalagens multicamadas
#TomraSortingRecycling #Reciclagem #Equipamentos #PlataformaDigital #Plásticos
Mais Notícias CCM
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024