Os projetos de modernização do ramo de plásticos que têm como premissa a implementação de tecnologia digital em ambientes fabris estão cada vez mais incluindo em suas diretrizes a utilização de equipamentos ópticos de digitalização.
Também conhecidos como escâners industriais, esses tipos de aparelhos permitem a obtenção de cópias digitais de peças e ferramental, entre outras aplicações, com alto grau de fidelidade de detalhes e dimensões, especialmente para fins de engenharia reversa, uma prática que está ganhando espaço na indústria de manufatura.
Uma das novidades no segmento de escâners 3D a laser que podem ser usados em trabalhos em parques fabris é o modelo portátil denominado “Artec HD” (foto 1), lançado recentemente pela empresa Exact Metrology, situada nos Estados Unidos.
Esse modelo tem capacidade de digitalizar com alta resolução áreas e/ou detalhes com dimensão de até 0,2 mm, além de ser dotado de sistema de inteligência artificial (IA) que recebeu o nome de Neural Engine, o qual consiste em uma rede neural projetada para atuar na detecção de padrões presentes em superfícies e detalhes, por exemplo, bem como na medição de cor.
Em um comunicado à imprensa, a companhia explicou que essa configuração tecnológica do novo escâner 3D lhe permite reconstruir um número maior de polígonos por quadro, o que leva à obtenção de dados mais densos. Além disso, a fabricante informou que a resolução de digitalização pode ser ajustada para até cinco milhões de polígonos por quadro.
Em se tratando de digitalização de peças plásticas, o equipamento é indicado para o processamento de partes estruturais (foto 2), peças feitas por impressão 3D, tubos, perfis, entre outros tipos de aplicações. A empresa fornece ainda hardware e software para trabalhos de metrologia.
Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo e-mail deans@exactmetrology.com. Confira também a oferta de digitalizadores ópticos e tecnologias relacionadas em nossos guias.
Fotos: Exact Metrology
Conteúdo relacionado:
Escâner robótico 3D para inspeção de peças
Novo programa de inteligência artificial para a indústria
#ExactMetrology #Scâner3D #InteligênciaArtificial #Digitalização #Plásticos
Mais Notícias CCM
Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.
18/03/2025
Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.
11/03/2025
Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).
06/03/2025