Escolas Senai da rede do Estado de Minas Gerais dispõem de um novo modelo de laboratório voltado à fabricação digital e educação, disponível para empresas, pessoas físicas, estudantes, profissionais e empresários, hobistas ou empreendedores.

 

 

O Laboratório Aberto Senai, situado no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) Senai FIEMG, campus do CETEC (Belo Horizonte, MG), é um Fab Lab certificado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology – MIT) e tido como referência para as demais unidades. Com base no conceito “faça você mesmo”, também chamado de maker, o laboratório oferece infraestrutura tecnológica a fim de promover a inovação e conhecimento tecnológico para desenvolver soluções a diversos desafios técnicos.

 

O ambiente possui equipamentos como impressoras 3D, máquinas de corte a laser, fresadora CNC de precisão, plotter de recorte, termoformadora a vácuo, entre outros. Para utilizar o espaço é adotado um sistema de créditos em que uma unidade corresponde a um determinado tempo de utilização dos equipamentos. Para adquirir os créditos é possível fechar planos de assinatura mensal ou de coworking.

 

Além de maquinário, o laboratório oferece diversas salas (para cocriação, convivência, reuniões e treinamentos), consultoria técnica, palestras, acesso à rede de Institutos Senai de Inovação e Tecnologia e conexão com mais de 30 laboratórios das demais unidades Senai-MG que oferecem infraestrutura nas áreas de automação, manufatura digital, usinagem, química dos polímeros e ferramentaria, entre outros.

 

#plastico #laboratorioaberto #inovacao



Mais Notícias CCM



Indústria deve retomar as aquisições de impressoras 3D

Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.

22/10/2024


Transformadores por injeção investem em robótica e impressão 3D

Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.

22/10/2024


Arburg e Aimplas se unem em projeto de pesquisa para a área médica

A empresa alemã cedeu para o instituto espanhol Aimplas um equipamento Freeformer, que executa a impressão 3D de peças a partir de grânulos convencionais. O propósito é pesquisar o desempenho de materias plásticos em aplicações da área médica.

29/10/2024