A Borealis, empresa fornecedora de poliolefinas e atuante no ramo de reciclagem de plásticos, situada na Bélgica, iniciou um programa-piloto centrado no incentivo ao uso de uma linha de copos plásticos reutilizáveis, o qual abrange ainda a reciclagem dos itens pertencentes a esta série.
A iniciativa recebeu o nome de “Closes The Loop” (ou “fechamento de ciclo”, em tradução livre) e operará da seguinte maneira: um volume de aproximadamente 1,5 milhão de copos descartáveis será substituído por 30.000 copos plásticos reutilizáveis fabricados a partir de polímeros da série EcoCore, fornecida pela Borealis. Os copos serão fornecidos sob a marca Bockatech.
Para evitar o descarte incorreto desses produtos foram estabelecidos pontos de coleta autorizados. Em uma etapa posterior, os copos serão submetidos à higienização adequada antes de serem destinados a processos de reciclagem mecânica. Trata-se de um programa que visa aumentar a oferta de matérias-primas plásticas obtidas a partir de fontes renováveis.
Além disso, serão inseridos sensores nos copos, que permitirão o seu rastreamento por radiofrequência (RFID), o que poderá ser monitorado por meio de dispositivos móveis. Este procedimento possibilitará, por exemplo, a quantificação de copos que estão em processamento, bem como a emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias nas etapas estabelecidas.
Segundo informações da companhia, a expectativa é reduzir em cerca de 20 vezes o percentual de uso de materiais plásticos virgens – o que pode levar a uma economia de 4,2 toneladas de plásticos descartáveis por ano –, além de estimular a economia circular e ações que visem à conscientização a respeito de descarte correto de resíduos, reaproveitamento de rejeitos e, consequentemente, de preservação do meio ambiente.
“O projeto-piloto está alinhado com nossos princípios de reduzir, reutilizar e reciclar. Como indústria, é fundamental que nos responsabilizemos pelo destino dos plásticos. É assim que podemos nos reinventar para seguirmos uma vida mais sustentável”, comentou Lucrèce Foufopoulos, vice-presidente executivo da Borealis que também está à frente dos departamentos de Poliolefinas, Soluções de Economia Circular, Inovação e Tecnologia”.
Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que trazem informações sobre equipamentos, sistemas e aditivos indicados para a reciclagem de plásticos.
Foto: Borealis
Conteúdo relacionado:
Reciclagem química de plásticos usados em autopeças
Parceria evitará o descarte de resíduos plásticos em aterro sanitário
#Borealis #ClosesTheLoop #Reciclagem #EconomiaCircular #Plásticos
Mais Notícias CCM
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024