A Circularise, uma start up com sede na Holanda, e as alemãs Covestro e Domo, esta última fornecedora de poliamida, estão trabalhando em um projeto conjunto denominado Circularise Plastics, voltado para a criação de uma plataforma de armazenamento de informações e de comunicação, que promoverá a rastreabilidade da matéria-prima utilizada na indústria de plásticos com o auxílio de blockchain, tecnologia que visa à descentralização da informação como medida de segurança.

 

A iniciativa permite hoje que os fabricantes de matéria-prima criem uma versão digital de seus materiais com base em documentação auditada, propiciando o rastreamento da cadeia de suprimentos e conferindo credibilidade e confiabilidade às marcas.

 

A Circularise está buscando mais empresas do setor de plásticos que se interessem em integrar a plataforma, incluindo fornecedores de matéria-prima, transformadores e marcas com potencial para tirar proveito de um padrão aberto para a rastreabilidade no setor. “Para fornecedores e moldadores, participar da iniciativa significa agregar mais valor ao material e confiança ao seu processo de produção, ou seja, conferir uma chancela de sustentabilidade a resinas, aditivos, corantes e mesmo peças produzidas, contribuindo para alcançar metas de sustentabilidade e fortalecer a posição das marcas”, informou Burkhard Zimmermann, do setor de Estratégia, Sustentabilidade e Recursos Digitais da Covestro. Juntamente com a Domo, a empresa está participando do projeto piloto de implementação da plataforma. Depois dele, o sistema estará disponível para todo o mercado, de forma mais ampla. Espera-se que ele seja usado para definir novos padrões de transparência na indústria, inclusive em relação ao uso de material reciclado e demais práticas sustentáveis. (Foto: Freepik Company S.L.)

 

#plastico #rastreabilidade #blockchain



Mais Notícias CCM



Novos robôs industriais da Mitsubishi Electric chegam ao Brasil

Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.

18/03/2025


TopSolid e Simcon promoverão a transformação digital durante a Plástico Brasil

Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.

11/03/2025


Célula robotizada portátil usa inteligência artificial para triar resíduos

Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).

06/03/2025