O Senai CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, que tem unidades situadas no Rio de Janeiro (RJ), passará a ministrar o curso de Pós-graduação Lato Sensu intitulado “Produção industrial inteligente” em modo de ensino à distância (EAD).
O treinamento terá como tema central os chamados processos inteligentes de manufatura, e abrangerá também assuntos relacionados à aplicação de técnicas de Lean Manufacturing (ou manufatura enxuta), ou seja, a produção fabril executada de forma a mitigar eventuais desperdícios de insumos e tempo de ciclos, por exemplo.
Além disso, a instituição prevê a inclusão de aulas que poderão ser acompanhadas por apresentações de profissionais de diferentes empresas, assim como sessões de consultoria para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Os participantes também contarão com suporte online que consistirá em salas para network e acompanhamento de aprendizado.
A coordenadora do curso, Marcia Castoldi, mencionou ainda que conceitos e sistemas industriais relacionados à indústria 4.0 como internet das coisas (IoT) e sistemas de análise de dados e Big Data, por exemplo, constarão dos tópicos a serem abordados. “A expectativa é formar profissionais aptos a tornar a indústria nacional mais competitiva e produtiva com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso”, comentou.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de março de 2021 e o curso terá duração de nove meses. Ele é indicado para profissionais com formação em áreas como engenharia de produção, engenharia química, petróleo e gás, entre outras.
Mais informações podem ser obtidas aqui. A agenda de eventos e cursos da área de plásticos você acessa em nosso site. Confira também os nossos guias de fornecedores de máquinas, serviços e muito mais.
Foto: Senai CETIQT
Conteúdo relacionado:
Inscrições abertas para pós-graduação em indústria 4.0
Organizadora da feira K terá participação na Colombiaplast
#SenaiCETIQT #ProduçãoIndustrialInteligente #IoT #Plásticos
Mais Notícias CCM
Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.
18/03/2025
Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.
11/03/2025
Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).
06/03/2025