A depender dos valores registrados até aqui, este ano tende a ser extremamente positivo para os fabricantes brasileiros do setor de máquinas e equipamentos. De acordo com pesquisa feita pela ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), o mês de janeiro obteve receita líquida de R$ 12,6 bilhões, 38,5% a mais do que igual período de 2020. Foi o melhor resultado em termos absolutos desde 2015, quando o número registrado foi de R$ 13,2 bilhões.

A associação relaciona este bom momento à manutenção do mercado interno, que aumentou 50,8% na comparação interanual. Neste segmento, o destaque é a aquisição de máquinas agrícolas e de máquinas para infraestrutura, este último incentivado pelo aquecimento dos Programas de Parcerias de Investimento (PPP) dos governos federal, estaduais e municipais. 

O consumo aparente, que soma a produção destinada ao mercado interno às importações, também registrou números positivos. Em janeiro, o índice foi 23,8% superior ao obtido em dezembro, representando a quinta alta mensal consecutiva. O motivo é atribuído principalmente à expansão das vendas para os consumidores locais. Em relação à mão de obra, o setor de máquinas e equipamentos registrou um total de 330 mil empregos no mês, quase 25 mil a mais do que em janeiro de 2020.  

A principal má notícia foi verificada nos índices de exportação, que caíram 1,6%. Na visão da ABIMAQ, este resultado é compatível tanto com a sazonalidade anual quanto com o cenário econômico mundial causado pela pandemia. E pode ser revertido em breve, uma vez que a queda reduzida é um indício de que a situação pode mudar nos próximos meses: caso a pandemia do coronavírus arrefeça e o real se mantenha desvalorizado em relação ao dólar, as vendas de maquinário têm grandes possibilidades de aumentar de maneira expressiva.



Mais Notícias CCM



CNI constata avanço atípico na produção industrial

Sondagem industrial com 1.688 empresas apontou ajuste dos estoques e manutenção do nível de emprego como indicadores do melhor desempenho da indústria entre os meses de março e abril.

23/05/2024


Anfavea divulga estudo sobre o setor de máquinas autopropulsadas

Levantamento aborda o desempenho de segmentos consumidores de peças usinadas como o de máquinas agrícolas e rodoviárias em 2022 e 2023, e traz projeções para 2024.

04/03/2024


Economia em alta, indústria nem tanto.

Em sua segunda revisão positiva para o crescimento da economia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) detectou queda de desempenho da indústria de transformação, em especial em setores sensíveis ao crédito.

11/10/2023