A alemã Basf, com filial em São Bernardo do Campo (SP), desenvolveu a poliamida (PA 6) Ultramid B3PG6 BK23238, um grade que possui propriedades de alta resistência térmica e que é recomendado para a fabricação de autopeças.
Entre as características do novo polímero estão alta estabilidade térmica sob condições de temperatura de até 190 °C, o que também contribui para a inibição de corrosão galvânica que eventualmente possa ocorrer em componentes elétricos presentes em motores de veículos e/ou em seus sistemas de transmissão, por exemplo.
De acordo com Andreas Stockheim, gerente de marketing do segmento de Powertrain and Chassis que atua na divisão de Materiais de Performance da BASF, isso é possível devido à estabilização sem halogênio e metal demonstrada pelo material (teor de halogênio: <50 ppm).
Além disso, o polímero conta com carga de 30% de fibras de vidro, o que lhe permite ter bom desempenho no que diz respeito ao envelhecimento térmico, à vibração e aos efeitos de processos de união de materiais, tais como a solda a gás quente.
“Alguns clientes procuravam um material padrão PA 6 que atendesse aos requisitos de temperatura de até 190 °C. Além disso, a estabilização do calor sem metal é solicitada com frequência a fim de proteger componentes eletrônicos sensíveis que integram várias tecnologias de motores contra a corrosão galvânica, e assim evitar possíveis falhas”, complementou o executivo.
Ainda segundo ele, a nova poliamida é indicada para aplicações que abranjam a produção de componentes para motores de combustão interna ou elétricos, assim como para tanques de combustível ou peças para veículos híbridos.
Mais informações podem ser obtidas aqui. A oferta de plásticos de engenharia e de aditivos e cargas no Brasil pode ser consultada em nossos guias, os quais trazem ainda dados sobre equipamentos e serviços voltados para esta área.
Imagem: Exemplos de aplicação de uma nova poliamida com alta resistência térmica desenvolvida pela Basf.
Conteúdo relacionado:
Novo material polimérico para fabricação de peças leves
Compostos para injeção ultrarresistentes
#Basf #IndústriaAutomobilística #Poliamida #Plástico
Mais Notícias CCM
Dispositivos médicos implantáveis são a principal aplicação da linha de materiais avançados da Syensqo.
12/11/2024
A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de plásticos reciclados na produção dos flutuadores.
07/10/2024
Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.
17/09/2024