A japonesa Mitsubishi Electric, com subsidiária em Barueri (SP), anunciou o lançamento da nova série de robôs verticais da família Melfa, com o modelo RV-8CRL, que chega ao mercado com seis eixos, design compacto, capacidade de carga de até 8 kg e raio de alcance de 931 mm.

 

De acordo com informações disponíveis no site da companhia, os robôs industriais da linha possuem alta tecnologia e são adequados para células de alto desempenho e precisão, podendo ser facilmente associados com CLPs Mitsubishi e outros equipamentos de automação industrial.

 

O equipamento conta com seis eixos no total e é ideal para aplicações como pick and place, polimento, empacotamento, encaixotamento, entre outras. Uma das vantagens da linha é a capacidade de integração com diversos equipamentos de manufatura avançada, tais como CLPs, sensores de força e monitoramento, sensores de visão 2D/3D e até dois eixos externos adicionais. Assista a seguir um vídeo que demonstra parte das funções e precisão do equipamento.

 

 

A companhia cita que o novo modelo possui boa relação carga e alcance, com payload de até 8 kg e alcance de 931 mm, voltado para aplicação de carga e descarga de máquinas e pick and place, permitindo flexibilidade de layout da célula.

 

Dentre outras vantagens do equipamento estão a alta conectividade com redes industriais, proteção com especificação para névoa de óleo, poeira e jatos d’água, flexibilidade de montagem, além de não necessitar de baterias para armazenamento de posição dos eixos (battery-less) para fazer backup dos encoders internos, reduzindo custos com a substituição regular do componente. Os acionamentos coaxiais também não utilizam correias para transmissão de movimentos, o que simplifica o mecanismo e diminui as paradas não programadas.

 

Além disso, a nova série conta com o recurso de segurança Melfa Safe Plus, que reduz a velocidade e limita o alcance do robô de forma segura, até uma parada total, quando pessoas ou objetos são detectados nas proximidades.

 

Como a “inteligência” e integração de equipamentos são fatores-chave da Indústria 4.0, o modelo desenvolvido foi projetado com a série mais recente dos servomotores da companhia japonesa, que incorpora características de torque, precisão e capacidade de resposta altamente precisas, o que resulta na melhora dos índices de desempenho, produtividade e prioriza a redução de custos e menor tempo de manutenção.

 

(Foto: Mitsubishi Electric)

#industria40 #roboindustrial #automacao #pickandplacerobot



Mais Notícias CCM



Novos robôs industriais da Mitsubishi Electric chegam ao Brasil

Robôs com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização.

18/03/2025


TopSolid e Simcon promoverão a transformação digital durante a Plástico Brasil

Especializadas no desenvolvimento de produtos digitais para a indústria, as empresas vão levar para a Plástico Brasil a sua experiência na criação de ferramentas que facilitam a transformação digital das empresas.

11/03/2025


Célula robotizada portátil usa inteligência artificial para triar resíduos

Uma unidade de reciclagem que pode ser instalada em parques fabris, locais remotos ou em eventos foi desenvolvida pelo instituto espanhol Aimplas. O sistema faz a identificação de materiais e cores usando dados gerenciados por inteligência artificial (IA).

06/03/2025