A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) anunciou recentemente o reforço no investimento de recursos financeiros no desenvolvimento de projetos de inovação voltados para o segmento automotivo. Um total de 84 projetos nesta área beneficiaram 120 empresas com perfis diversos, incluindo desde start ups até montadoras multinacionais.
Um dos projetos contemplados com esses recursos é o Robô Snake, que executa movimentos flexíveis, semelhantes aos de uma cobra, e promete simplificar tarefas na indústria automobilística. Ele é capaz de alcançar locais de difícil acesso, em espaços restritos, para desempenhar funções como inspeção de juntas soldadas, aplicação de selantes, revestimentos e pinturas, além de executar análises por vídeo, por meio de uma câmera instalada em sua extremidade. O projeto é resultado de uma parceria com a General Motors e foi desenvolvido por pesquisadores da Unidade Embrapii no Instituto Senai de Inovação em Laser (ISI), em Joinville (SC).
Desde 2019, a Embrapii, organização social que tem contrato de gestão com os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde (MS), é coordenadora do Programa Prioritário do Rota 2030, política do governo federal em apoio à cadeia de fornecedores do setor em todo o Brasil. Para este segmento, contabiliza 34 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) envolvendo áreas como conectividade, biocombustíveis, inteligência artificial, materiais, sensores e inteligência, entre outros. No âmbito do programa, a Embrapii já entregou à indústria dois projetos com a Usiminas, por exemplo.
Conteúdo relacionado:
Célula de soldagem automatizada integra processos MIG/MAG e a laser
Novo centro de inspeção robótica de peças metálicas em SP
#RobôSnake #Embrapii
Mais Notícias CCM
Autômatos com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização no Brasil.
17/03/2025
Desenvolvedora de software e empresa global de automação se unem em prol da adoção de sistemas robóticos e tecnologias digitais por parte das indústrias.
28/02/2025
Sistema desenvolvido com o apoio do Açolab conta com algoritmo de inteligência artificial, conexão com plataforma digital para transmissão de dados em tempo real e câmeras para identificação de irregularidades em bobinas de aço.
05/03/2025