A startup HomeCarbon Energy Solutions (São Paulo, SP) desenvolveu um sistema de monitoramento do consumo de energia elétrica em tempo real que pode ser implantado em linhas de corte e conformação de metais, assim como em espaços fabris voltados para serviços de soldagem e/ou de impressão 3D de metais, por exemplo.
Chamado de “Energia das Coisas” (EdC), o sistema pode ser configurado com sensores industriais, hardware e software cuja função é coletar dados provenientes do chão de fábrica. Trata-se de um projeto que inclui pacote de serviços que consistem em conexão com plataformas online voltadas para o armazenamento de informações e aplicativos que permitem o acesso aos dados e a ferramentas digitais por meio de dispositivos móveis.
Esse tipo de tecnologia pode ser usado para mensurar o índice de consumo de energia elétrica de equipamentos individuais como prensas, máquinas de dobramento ou corte de chapas, células robotizadas, entre outros. Outra opção é implantá-lo em espaços fabris visando mensurar o aporte de energia elétrica direcionada às operações de linhas de produção. Outra possibilidade é o uso de aplicativos para acionar máquinas ou interromper o seu funcionamento de forma remota.
Conforme comentou Rodrigo Ladrega, diretor da empresa, o sistema EdC pode ser configurado conforme a necessidade do cliente, sendo recomendado inclusive para o monitoramento de processos automatizados. “Nosso projeto prevê usos que vão desde instalações de pequeno porte até de grande porte, e dependendo do tipo de aplicação podemos usar diferentes hardwares que capturem e enviem dados à nuvem”, concluiu ele, dizendo ainda que os clientes podem acompanhar o processamento desses dados.
As etapas iniciais da implantação do sistema consistem basicamente em: avaliação inicial visando ao entendimento das necessidades da companhia no que diz respeito a soluções de gestão de energia; e avaliação técnica dos pontos a serem monitorados. O passo seguinte é a instalação de equipamentos de medição em conformidade com as características da rede elétrica instalada na unidade fabril.
Um vídeo sobre o processo de implantação e configuração de equipamentos que compõem o sistema EdC pode ser visto a seguir.
Mensurando o consumo na área de metais
A Cecil Laminação de Metais implantou o sistema de controle do consumo de energia elétrica EdC recentemente em sua unidade fabril, situada em São Paulo (SP). Segundo Clayton Lambert, gerente de inovação e tecnologia da companhia, os investimentos iniciais consistiram na instalação de sensores de monitoramento e também na contratação de serviços para tratamento de dados provenientes de processos produtivos.
Em comunicado à imprensa, foi informado que a implantação desse aparato é parte de um projeto-piloto que tem como um de seus objetivos a mensuração exata do consumo de energia elétrica da planta industrial da empresa. “Estamos utilizando o EdC em uma área voltada para eletrodeposição e, posteriormente, pretendemos integrá-lo aos nossos processos de conformação de metais. Temos também projetos para medição de vazão, temperatura e pressão de um sistema de refrigeração”, disse Clayton.
Mais informações sobre os serviços e sua implementação podem ser obtidas no site da HomeCarbon. As novidades tecnológicas do setor de corte e conformação de metais podem ser conferidas em nossa seção Indústria 4.0. Acesse também Tecnologia em conformação e artigos técnicos, as quais trazem informações sobre diversos temas relacionados a essa área.
Imagens: HomeCarbon e Cecil.
Reportagens similares:
Parceria resulta no desenvolvimento de robô para inspeção de solda
Centros de competência em hardware darão apoio ao desenvolvimento industrial
#HomeCarbonEnergySolutions #CecilLaminaçãodeMetais #EnergiadasCoisas #CCM
Mais Notícias CCM
Autômatos com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização no Brasil.
17/03/2025
Desenvolvedora de software e empresa global de automação se unem em prol da adoção de sistemas robóticos e tecnologias digitais por parte das indústrias.
28/02/2025
Sistema desenvolvido com o apoio do Açolab conta com algoritmo de inteligência artificial, conexão com plataforma digital para transmissão de dados em tempo real e câmeras para identificação de irregularidades em bobinas de aço.
05/03/2025