A revista Corte e Conformação de Metais realizou uma pesquisa junto aos fornecedores de células robotizadas para soldagem, com o objetivo de elaborar um novo guia da oferta desse tipo de equipamento, um recurso produtivo que conjuga a execução da tarefa de soldagem com o acesso aos dados desse processo. Com isso é possível controlar em tempo real atividades como gerenciamento de falhas, programas de manutenção, troca rápida de dispositivos e a extração de fumos, entre outros.

 

Foi observado no levantamento que 87.5% das empresas fornecedoras notaram aumento da demanda por células, apontando um crescimento médio de 36%.

 

As empresas que participaram da pesquisa têm como principal setor consumidor o automobilístico, seguido por máquinas e equipamentos, setor agrícola, caminhões, moveleiro, fabricantes de ônibus, segmento ferroviário, de bicicletas, motos, naval e aeronáutico/aeroespacial.

 

Muito provavelmente devido à uniformização de seus ambientes produtivos em nível global, as montadoras acabam puxando a evolução tecnológica dos parques fabris, embora o interesse por automação seja crescente em todos os segmentos. As empresas fornecedoras de células informaram que 100% dos seus clientes consideram a automação uma prioridade atualmente, investindo e se mostrando receptivos a sistemas de produção mais rápidos e eficientes.

 

Outro dado relevante foi o fato de 71% das fornecedoras terem observado o aumento da procura por células com recursos para conexão com periféricos e centros de controle, em sintonia com o conceito de “indústria 4.0”.

 

A versão atualizada do guia de células robotizadas para soldagem estará disponível em breve na seção de guias da CCM.

 

Foto: Shutterstock

 

Conteúdo relacionado:


Parceria resulta no desenvolvimento de robô para inspeção de solda

 

Célula de soldagem automatizada integra processos MIG/MAG e laser



 

#célulasrobotizadasdesoldagem

 



Mais Notícias CCM



Aumento da produção de eletrolisadores exige capacidade do setor metal mecânico

O fortalecimento do mercado de hidrogênio verde levou a Neuman & Esser a investir R$ 70 milhões na ampliação da sua unidade de produção de eletrolisadores em Belo Horizonte (MG). A ampliação movimenta toda a cadeia de fornecimento de componentes, tubulações e serviços de caldeiraria.

02/12/2024


Produção de aços aumentou em 16% em outubro

Foi divulgado pelo Instituto Aço Brasil que o setor siderúrgico do País produziu 3,08 milhões de toneladas de aço bruto em outubro.

27/11/2024


Solidworks 2025 chega ao mercado brasileiro

Versão atualizada de software para modelamento 3D de peças fabricadas com chapas chega com novos recursos e já está disponível para comercialização.

27/11/2024