A Soluflex (Guarulhos, SP) passou a fornecer uma linha de grânulos de polivinil butiral (PVB) que podem ser adicionados a resinas termoplásticas ou termofixas para melhorar algumas de suas propriedades. Eles também são indicados à fabricação de peças e revestimentos como, por exemplo, perfis e mantas impermeabilizantes.


Os produtos são comercializados em versões cujo tamanho médio dos grãos é de 10 mm, os quais têm coloração tipicamente escura e índice de densidade similar. Se forem utilizados como aditivos e/ou cargas, são capazes de melhorar a fluidez de plásticos em estado fundido e proporcionar a distribuição de pigmentos na massa polimérica, bem como aumentar a resistência ao impacto de componentes. Além dos materiais de série, podem ser produzidos grades sob encomenda, o que inclui a aplicação de cores diferentes. No entanto, solicitações de modificação na configuração original são avaliadas conforme os parâmetros de processos e características do produto final.

 

De acordo com Eduardo Yagui, Roberto Garcia Jr. e Vivaldo da Silva, diretores dos departamentos industrial, financeiro e comercial da companhia, respectivamente, o PVB é fabricado em linha de produção própria, composta por equipamentos nacionais, e a sua matéria-prima é obtida a partir do processamento de materiais descartados. Atualmente, a empresa processa mensalmente cerca de 20 t desse polímero.

 

(Fotos: Soluflex)

#plastico #reciclagemdepvb #polivinilbutiral



Mais Notícias CCM



Dow adquire a recicladora Circulus e aumenta a sua oferta de PCR

A aquisição da recicladora de polietileno Circulus vai adicionar 50 mil toneladas à oferta de materiais reciclados anualmente e faz parte da meta Transform the Waste 2030 da Dow.

02/07/2024


Empresas firmam acordo para estruturar redes de reciclagem

Gerenciar redes de reciclagem de resíduos gerados pela produção de cartões plásticos do Grupo UP no Brasil é o objetivo da eureciclo.

25/06/2024


Espectrômetro portátil analisa filmes multicamadas para fins de reciclagem

O trinamiX, da BASF, foi atualizado para fazer a identificação imediata de mais de 30 tipos de plásticos com base na espectroscopia de infravermelho próximo (NIR), para fins de reciclagem. Nova versão inclui filmes multimateriais.

25/06/2024