A alemã Berg, representada no Brasil pela Thomas Técnica (São Paulo, SP), desenvolveu junto com o Instituto Fraunhofer de Máquinas-ferramenta e Tecnologia de Moldagem (IWU) um sistema inteligente de fixação de ferramentas que incorpora sensores às pinças que as fixam, podendo ser integrado como uma solução de retrofitting em prensas.

 

O sistema, denominado Tool Assist, foi desenvolvido usando simulações por malha de elementos finitos, para que fossem identificadas as posições ideais para incorporação dos sensores nas ferramentas. Sua funcionalidade foi testada inicialmente nos laboratórios do IWU, para posteriormente ser confirmada por teste em uma prensa de try out nas instalações de uma empresa parceira.

 

Os dados dos sensores são avaliados por um software (BergTronic) que está sendo desenvolvido em conjunto entre a empresa e o instituto de pesquisa. Seus algoritmos permitirão detectar e analisar desvios de processo, tendências e flutuações de parâmetros de produção.

 

As funcionalidades mecânicas das pinças sensoras para ferramentas são agrupadas nas funções digitais "status", "processo de fixação" e "monitoramento do processo de conformação".

 

 

Grande conjunto de dados de produção

O monitoramento do processo é feito com base nas informações fornecidas pela pinça sensora, dentre as quais estão mudanças na curva de força de prensagem e outras anomalias, reportadas diretamente ao comando da máquina. Erros de fixação e sinais de desgaste também estão entre as ocorrências detectadas pelo sistema inteligente.

 

O arranjo descentralizado das pinças e a sua instalação em múltiplas ferramentas permite atingir um grande volume de dados de produção para processamento pelos algoritmos do sistema, consistindo em uma fonte confiável e vasta de informação sobre o processo de conformação.

 

O vídeo abaixo mostra o posicionamento dos sensores e algumas características do sistema:

 

 

 

 


 

Fotos: IWU/Berg


 

Conteúdo relacionado:

 

Manufatura online, uma tendência no mercado de chapas

Ambiente de soldagem rumo ao conceito de indústria 4.0

 

 

 


 



Mais Notícias CCM



Estampagem profunda auxiliada por ultrassom

O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.

31/03/2025


Inscrições abertas para a 44ª edição do Senafor

Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.

31/03/2025


Parceria entre Miller e Novarc vai promover o uso de robótica e IA na soldagem

Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.

17/03/2025