Será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em formato totalmente online, o Recy-Plastech, Seminário Internacional de Sustentabilidade e Reciclagem de Plásticos. O evento, que teve sua primeira edição realizada presencialmente em 2019, retorna em novo formato devido à incerteza quanto às restrições sanitárias decorrentes da Covid-19.

 

Os desafios da pandemia, por sinal, estão entre os itens da programação preliminar do evento, que pretende reunir representantes dos principais projetos voltados à circularidade na cadeia produtiva dos materiais plásticos.

 

Entre os principais temas a serem tratados nas lives programadas estão economia circular e sustentabilidade; a Nova Economia do Plástico e políticas de ESG; reciclagem mecânica; panorama da reciclagem de materiais flexíveis; reciclagem de PVC e de PET; aditivos para a melhoria da qualidade de materiais reciclados; reciclagem química e bioplásticos.

 

Algumas palestras já confirmadas são:
 

Abertura: A Nova Economia do Plástico e as políticas de ESG  - Onara Lima, Ambipar/ Guilherme Brammer, Boomera

Brasil, uma Plataforma Mundial para Biopolímeros - Kim Fabri , CEO da ERT

Soluções da Abiplast para a Economia Circular e Governança da Cadeia de embalagens plásticas - Paula Pariz Lorenzoni de Oliveira, Abiplast

Programa Terracycle & 3M de reciclagem de esponjas - 3M

Inovação na reciclagem de embalagens flexíveis - Marcelo Mason, Deink Brasil

Reciclagem de PE de qualidade para alimentos- uma visão geral da tecnologia - Simon  Schodl, Erema

Ciclo fechado para embalagens alimentícias pós consumo em PET e PS com a tecnologia MRS - Andrés Grunewald, Gneuss

Agente Graphistrenght, contendo nanotubo de carbono / grafeno como melhorador de impacto, atribuindo resistência a UV, cor preta, propriedades anti-estáticas, condutividade térmica e redução de peso para reciclados - Arkema

Como conectar os elos da cadeia de valor para construção de soluções circulares em escala - Beatriz Luz,  Exchange4Change Brasil

Reciclagem de Polímeros Compostáveis - Emanuel Martins, diretor de operações da ERT

ELIUM - resina termoplástica líquida, reciclável mecanicamente e quimicamente - e soluções sustentáveis - Arkema

 

Entre as instituições que apoiam o Recy-Plastech estão Abimaq/CSMAIP, Abicom, Abief, Abipla, Abipet, Abiplast, INP, Plastivida e Sindiplast e Exchange4Change Brasil.

 

 

O evento é organizado pela Markeplan (São Paulo, SP) e as inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.



 

Conteúdo relacionado:

 

Ciclo fechado para embalagens de defensivos agrícolas

 

Consórcio para reciclagem e economia circular usa plataforma digital e blockchain


#reciclagemdeplásticos   #RecyPlastech



Mais Notícias CCM



Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.

12/11/2024


Reciclagem de PET na Europa: o desafio da fiscalização bate à porta.

A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.

04/11/2024


Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.

A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.

04/11/2024