Uma parceria estabelecida entre o Senai Cimatec (Salvador, BA), o Instituto Senai de Tecnologia de Solda, ligado à Firjan (Rio de Janeiro, RJ), e a Petrobras levou ao desenvolvimento do sistema de monitoramento de soldagem em tempo real SM-Solda.
O sistema consiste basicamente em um software que faz o acompanhamento de processos de soldagem manual ou robotizada de forma a manter a operação dentro da faixa de parâmetros previamente estabelecidos. Ele opera em conjunto com sensores e equipamentos tradicionais que foram selecionados pelas instituições.
Algumas das ferramentas do sistema permitem, por exemplo, detectar variações de tensão e de corrente, temperatura e velocidade de soldagem, além de velocidade de alimentação de arame, vazão de gás, teor de oxigênio aplicado no processo, entre outros parâmetros.
“O objetivo do software é antecipar a visão sobre eventuais problemas durante a soldagem e fazer diagnósticos para otimizar o processo”, comentou Daniel Marques, técnico que lidera o projeto. Ele também falou sobre a emissão de alertas em caso de ocorrência de anomalias, o que pode ser identificado por meio de campos com cor vermelha que surgem na interface.
“Quando uma soldagem começa, o sistema aponta que se iniciou um processo em um determinado lugar. Se os parâmetros estiverem incorretos, o alerta mostra que o procedimento em execução está fora dos parâmetros”, complementou. Já a normalidade da operação é identificada por campos com cor verde ou cinza.
Outras de suas características consistem em configuração de interfaces com textos em português ou inglês e geração de relatórios referentes a processos de soldagem, assim como determinação de acesso restrito. O software também fornece tabelas com informações sobre parâmetros e registros de operações concluídas.
“É o registro ponto a ponto do processo. Isso ajuda a descobrir se uma anomalia ocorreu pontualmente ou durante toda a soldagem. O diagnóstico mostra quando e onde ocorreu determinado desvio de parâmetros”, concluiu Daniel.
Interesse em novas parcerias
O sistema SM-Solda foi apresentado para a imprensa por meio de um evento realizado em formato online este mês. Na ocasião, Paulo Furio, que atua no Instituto Senai de Tecnologia de Solda/Firjan, disse que a entidade está aberta a parcerias para o desenvolvimento sob demanda de sistemas de monitoramento de soldagem em tempo real.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail daniel.ms@fieb.org.br.
Imagem: Captura de telas de interfaces do software que é a base do sistema de monitoramento de soldagem em tempo real SM-Solda, desenvolvido a partir de uma parceria entre entidades brasileiras. As imagens foram capturadas durante um evento realizado em ambiente virtual.
Reportagens similares:
Limpeza e rebarbação de peças em uma só etapa
Inscrições abertas para programa de modernização industrial
#SenaiCimatec #Firjan #SM-Solda #Petrobras #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
Autômatos com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização no Brasil.
17/03/2025
Desenvolvedora de software e empresa global de automação se unem em prol da adoção de sistemas robóticos e tecnologias digitais por parte das indústrias.
28/02/2025
Sistema desenvolvido com o apoio do Açolab conta com algoritmo de inteligência artificial, conexão com plataforma digital para transmissão de dados em tempo real e câmeras para identificação de irregularidades em bobinas de aço.
05/03/2025