Recentemente o Instituto Aço Brasil divulgou dados referentes à produção de aço no mês de agosto, assim como o acumulado do ano. Desde o início deste ano até o mês passado a produção de aço bruto teve um aumento 20,9% e a de laminados um aumento de 31,6%, em relação ao mesmo período de 2020.

 

 

Segundo Débora Oliveira, diretora de comunicações e relações institucionais do instituto, “a produção brasileira de aço bruto, em agosto de 2021, foi de 3,1 milhões de toneladas, um aumento de 14,1% frente ao apurado no mesmo mês de 2020. No acumulado de janeiro a agosto de 2021, a produção alcançou 24,1 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,9%, frente ao mesmo período do ano anterior”.

 

 

De acordo com o relatório de estatística mensal, em agosto, as vendas internas atingiram 2 milhões de toneladas, representando crescimento de 10,4%, frente ao apurado no mesmo mês de 2020. O consumo aparente de produtos siderúrgicos no mês foi de 2,3 milhões de toneladas, o que representa um valor 22,7% superior ao apurado no mesmo período de 2020. Um vídeo sobre os dados pode ser visto a seguir.

 

 

As vendas internas, nos primeiros oito meses deste ano, foram de 16,0 milhões de toneladas, representando uma alta de 34,2% quando comparada com o apurado em igual período do ano anterior. O consumo aparente de produtos siderúrgicos, nos primeiros oito meses deste ano, foi de 18,8 milhões de toneladas, acumulando alta de 41,7% frente ao registrado no mesmo período de 2020.

 

Ainda segundo a diretora, “Os números mostram que a indústria brasileira do aço está produzindo e atendendo seus clientes em volumes superiores àqueles verificados antes do início da pandemia do Covid-19.”

 

A entidade também divulgou o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA), referente ao mês de setembro. O ICIA caiu 18,3 pontos em comparação ao mês anterior, atingindo 50,6 pontos. Com esse resultado, o indicador volta à trajetória decrescente desde seu pico, em outubro de 2020, “o que aponta que a confiança dos CEOs da indústria do aço migra para um período de acomodação após forte crescimento da atividade do setor”, concluiu Débora.


 

(Fotos: Aço Brasil)

#institutoacobrasil #producao #acobruto #laminados



Mais Notícias CCM



Estampagem profunda auxiliada por ultrassom

O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.

31/03/2025


Inscrições abertas para a 44ª edição do Senafor

Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.

31/03/2025


Parceria entre Miller e Novarc vai promover o uso de robótica e IA na soldagem

Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.

17/03/2025