Recentemente o Instituto Aço Brasil divulgou dados referentes à produção de aço no mês de agosto, assim como o acumulado do ano. Desde o início deste ano até o mês passado a produção de aço bruto teve um aumento 20,9% e a de laminados um aumento de 31,6%, em relação ao mesmo período de 2020.
Segundo Débora Oliveira, diretora de comunicações e relações institucionais do instituto, “a produção brasileira de aço bruto, em agosto de 2021, foi de 3,1 milhões de toneladas, um aumento de 14,1% frente ao apurado no mesmo mês de 2020. No acumulado de janeiro a agosto de 2021, a produção alcançou 24,1 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,9%, frente ao mesmo período do ano anterior”.
De acordo com o relatório de estatística mensal, em agosto, as vendas internas atingiram 2 milhões de toneladas, representando crescimento de 10,4%, frente ao apurado no mesmo mês de 2020. O consumo aparente de produtos siderúrgicos no mês foi de 2,3 milhões de toneladas, o que representa um valor 22,7% superior ao apurado no mesmo período de 2020. Um vídeo sobre os dados pode ser visto a seguir.
As vendas internas, nos primeiros oito meses deste ano, foram de 16,0 milhões de toneladas, representando uma alta de 34,2% quando comparada com o apurado em igual período do ano anterior. O consumo aparente de produtos siderúrgicos, nos primeiros oito meses deste ano, foi de 18,8 milhões de toneladas, acumulando alta de 41,7% frente ao registrado no mesmo período de 2020.
Ainda segundo a diretora, “Os números mostram que a indústria brasileira do aço está produzindo e atendendo seus clientes em volumes superiores àqueles verificados antes do início da pandemia do Covid-19.”
A entidade também divulgou o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA), referente ao mês de setembro. O ICIA caiu 18,3 pontos em comparação ao mês anterior, atingindo 50,6 pontos. Com esse resultado, o indicador volta à trajetória decrescente desde seu pico, em outubro de 2020, “o que aponta que a confiança dos CEOs da indústria do aço migra para um período de acomodação após forte crescimento da atividade do setor”, concluiu Débora.
(Fotos: Aço Brasil)
#institutoacobrasil #producao #acobruto #laminados
Mais Notícias CCM
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024