A Quimatic Tapmatic, com unidade em São Paulo (SP), divulgou o lançamento de sua resina epóxi chamada Plasteel Titanium, que pode ser utilizada para reparar componentes metálicos e também matrizes para corte e conformação de chapas metálicas.
O produto consiste em uma resina bicomponente reforçada com titânio que apresenta alta resistência a temperaturas em uma faixa de 175 a 200 °C, à compressão (até 103 MPa) e à ação de agentes químicos, sendo pouco suscetível à oxidação tipicamente causada por produtos desse tipo.
A resina é indicada para trabalhos de reparo e/ou recuperação de peças e componentes que sofreram danos como rachaduras ou trincas. No entanto, conforme a empresa orientou, se faz necessário consultar as características técnicas do material usado para confeccionar o ferramental a ser reparado e também fatores como temperatura à qual a área será submetida posteriormente e preparação da superfície, visando à obtenção de um bom desempenho da resina.
Daniela Strebinger, engenheira química da Quimatic Tapmatic, falou mais sobre a resina: “Ela chega com a proposta de levar a qualidade dos reparos de solda a frio a um novo patamar. Assim, a indústria não só garante reparos extremamente duráveis para seus equipamentos como também poderá ampliar o leque de opções de manutenção com o material”.
Outra característica do produto é que ele não é inflamável, bem como é livre de componentes orgânicos voláteis (VOC). Ainda de acordo com a companhia, a resina é certificada pelo Instituto Bureau Veritas. Ela será comercializada em kits contendo 366 g de resina e 84 g de agente endurecedor. Um exemplo de aplicação da nova resina divulgado em comunicado à imprensa dizia respeito ao reparo de um eixo (foto).
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagens: Quimatic Tapmatic
Reportagens similares:
Software para monitoramento de soldagem em tempo real
Limpeza e rebarbação de peças em uma só etapa
#QuimaticTapmatic #ResinaEpóxi #Ferramental #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
31/03/2025
Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.
31/03/2025
Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.
17/03/2025