A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e a insalubridade inerente a alguns procedimentos tornou a soldagem um processo bastante passível de automação, com a ampla adoção de robôs nas atividades repetitivas.
Um movimento relativamente recente é a chegada ao ambiente da soldagem dos robôs colaborativos, os chamados cobots, bastante úteis especialmente na produção de lotes de pequenos volumes e mix de peças muito variados.
Em comparação com os robôs industriais, eles têm custos de investimento mais baixos, podem ser usados em diferentes níveis de colaboração, quase não demandam instalações fixas ou precauções de segurança extremas, podendo ainda ser programados sem muito conhecimento especializado. Além disso, eles podem manter ou aumentar a capacidade de produção para que as empresas enfrentem picos de demanda, mesmo diante da escassez de soldadores certificados.
A possibilidade de combinar a automação com a sensibilidade humana, que é inerente aos cobots, levou o Centro de Tecnologia e Inovação (ITC) da Abicor Binzel, com unidade em Petrópolis (RJ), a desenvolver uma linha de equipamentos denominada Robipak, para atuação em conexão com robôs colaborativos, certificada para uso com os autômatos da Universal Robots (UR).
O equipamento é recomendado para aplicações com refrigeração a água ou a ar, dispondo de tocha, suporte da tocha e conjunto de cabos, além da fonte de solda robotizada iRob, para processos MIG/MAG.
A programação é feita por meio do plug-in UR CAP, que estende a interface de programação com funções adicionais e típicas do processo de soldagem, com a introdução de comandos como “início da soldagem”, “parada na soldagem” ou “definir parâmetros de soldagem”. O sistema possui de atualizações disponíveis para download, o que mantém os recursos do equipamento em dia com as novas necessidades dos usuários.
Foto: Abicor Binzel
Conteúdo relacionado:
Software para monitoramento de soldagem em tempo real
Ambiente de soldagem rumo ao conceito de indústria 4.0
#cobotsnasoldagem #RobiPak
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024