Uma parceria entre a Braskem e a fabricante de embalagens Antilhas levou ao desenvolvimento de uma embalagem flexível do tipo bolsa (stand up pouch) monomaterial, 100% polietileno, que pode ser usada em substituição às tradicionalmente feitas com filmes laminados de diferentes materiais, que são de reciclagem mais complexa.

A nova linha de embalagens está sendo usada no acondicionamento dos arrozes especiais Ritto, da marca Mãe Terra. De acordo com Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo da Braskem, a iniciativa reflete o engajamento da companhia em ações de sustentabilidade na cadeia plástica. “Temos um compromisso público com a economia circular de carbono neutro e entre nossas premissas está o trabalho com parceiros na concepção de produtos que ampliem a eficiência da reciclagem e o retorno do produto à cadeia”, afirmou

 

Tecnologia de impressão garante a qualidade de acabamento

A produção das embalagens foi finalizada com a tecnologia de impressão externa com cura por feixe de elétrons (EB, de electron beam), patenteada pela Antilhas. A tecnologia garante qualidade de impressão superior, com o mesmo brilho do material laminado, e possibilidade de acabamento externo com apelo sensorial, além de redução de até 95% de compostos orgânicos voláteis.

"A embalagem stand up pouch 100% PE, desenvolvida em parceria com a Braskem, é fruto de muita pesquisa e dedicação que resultaram no desenvolvimento da impressão em EB e em um produto sem a necessidade de laminação. O lançamento do Ritto, em conjunto com a Mãe Terra, é a confirmação que nossos esforços valeram a pena”, comentou Rodrigo Massini, gerente executivo da Antilhas.


 

Para Isis Bialoskorski, gerente de marketing da Mãe Terra, o projeto em parceria com a Braskem e a Antilhas é mais uma forma de a empresa mostrar o seu comprometimento com a sustentabilidade e a sociedade. “Há 40 anos, temos um compromisso com o bem estar social e ambiental, privilegiando pequenos produtores e ingredientes nativos e orgânicos do nosso Brasil. Também buscamos soluções de embalagens que reforcem um ciclo positivo de economia. Por isso, temos diversas iniciativas para a melhoria das nossas embalagens, sendo o Ritto arrozes especiais, a mais nova delas que nos enche de orgulho, por ser o primeiro produto da marca que reflete a preocupação com a cadeia circular para os resíduos”, comenta a executiva.

A embalagem stand up pouch monomaterial pode ser utilizada também em setores como cosméticos, alimentício e home & personal care.


 

Resíduos viram pontuação para compras

O Molécoola, programa de fidelidade ambiental acelerado pelo Braskem Labs em 2020, foi convidado pelas empresas para apoiar o processo de circularidade das embalagens da linha Ritto. Por meio da iniciativa, o participante ganha pontos na troca de resíduos pós-consumo, podendo convertê-los em produtos das marcas parceiras, inclusive da própria Mãe Terra. Para engajar o consumidor na ação, a Mãe Terra impulsionará a pontuação do programa.

Ao final do processo, todas as embalagens serão devolvidas à Braskem, que ficará responsável pela reciclagem e retorno do resíduo à cadeia produtiva. “A economia circular depende da ação de cada um dos elos da cadeia de produção e consumo, desde a indústria até o consumidor. E o incentivo a ações que considerem o ciclo completo dos produtos faz parte do nosso compromisso”, explicou Bartilotti.

 

Foto: Mãe Terra
 

Conteúdo relacionado:

 

Trocam-se embalagens por crédito na compra de produtos

Mais pontos de troca de embalagens por créditos em SP


 

#Ritto #MãeTerra #Antilhas #Braskem #standuppouch



Mais Notícias CCM



Embalagens para fármacos serão tema de seminário

A Honeywell e a Klockner Pentaplast promovem evento gratuito que acontece em Goiás.

19/11/2024


Tampa de PET recebe prêmio por sustentabilidade

A Husky lançou um modelo de tampa feita com 100% de poli(tereftalato de etileno) (PET) e recebeu prêmio em evento internacional do setor de embalagens.

19/11/2024


Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.

12/11/2024