Parabéns ao programa Tampinha Legal pelos seus cinco anos de vida, um trabalho que tem como objetivo principal promover campanhas de coleta de tampinhas plásticas de forma a impedir que elas sejam descartadas incorretamente no meio ambiente.
E não pára por aí! O programa também participa da comercialização das tampinhas recolhidas, as quais são ofertadas a cooperativas e companhias que atuam na reciclagem de plásticos. Além disso, os valores obtidos a partir da comercialização do material são destinados a entidades assistenciais credenciadas.
Além de comemorarem mais um ano de atividades, os organizadores do programa divulgaram que até o momento foram recolhidas 725 toneladas de tampinhas plásticas. Eles também informaram que uma quantia superior a R$ 1,5 milhão já foi direcionada às entidades assistenciais participantes.
Simara Souza, coordenadora do Instituto SustenPlást, instituição responsável pelo programa Tampinha Legal, deu mais detalhes sobre as marcas atingidas até agora: “São mais de 400 milhões de tampinhas coletadas, o equivalente a vinte e oito carretas carregadas com material plástico, que retornaram para a indústria para a produção de novos artefatos plásticos, proporcionando economia de energia, água, combustível e, claro, de matéria-prima virgem”.
Ela também comentou que, “o grande envolvimento da sociedade é a resposta de que estamos no caminho certo”. E estão mesmo! Afinal, o programa também conta com o engajamento de ONGs que atuam amparando animais, de instituições de pesquisa e de ensino, além de empresas e também, ainda de acordo com os organizadores, de casas de repouso.
E são muitos os trabalhos realizados voluntariamente no Rio Grande do Sul, estado onde o programa foi criado, em São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal. De acordo com divulgação feita pelo instituto, em breve serão iniciados trabalhos na Bahia. “Nossa meta é fazer do Brasil uma nação conscientizada quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos”, disse Alfredo Schmitt, presidente do Instituto SustenPlást.
Ficou com vontade de participar dessa campanha? Então, mãos à obra!
Saiba mais aqui.
Imagem: Instituto SustenPlást/Divulgação.
Quer participar de mais campanhas? Confira a seguir.
Mais pontos de troca de embalagens por créditos em SP
Programa de reciclagem de copos plásticos no Sul
#MeioAmbiente #Sustentabilidade #EconomiaCircular #Reciclagem
Mais Notícias CCM
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024