O Big Data da soldagem está sendo usado por uma equipe interdisciplinar envolvendo profissionais da Volkswagen, Amazon Web Services (AWS) e da empresa Teradata. Eles desenvolveram um sistema inteligente para analisar os dados das máquinas de soldagem a ponto em uso na unidade de Emden (Alemanha), denominado Spot Welding Analytics.

 

O sistema integra e analisa dados gerados por células robotizadas de soldagem, transformando a fábrica em uma unidade digitalizada. Está baseado no Industrial Cloud, plataforma de IoT aberta desenvolvida pela Volkswagen em conjunto com a Amazon Web Services. Ela combina os dados de todas as máquinas, fábricas e sistemas das instalações do Grupo Volkswagen, com a Teradata dando suporte com relação à análise de dados baseada em nuvem para otimizar os processos de produção e impulsionar aumentos de produtividade nas fábricas. Assim, podem ser monitoradas de forma completa e contínua até 7 milhões de pontos de solda executados diariamente na fábrica.

 

Dados de soldagem por pontos e metadados adicionais são integrados e analisados na plataforma de dados em nuvem Teradata Vantage, na AWS. Com base em sistemas de inteligência artificial, os dados são analisados e dão origem a relaórios sobre a estabilidade do processo e de todos os pontos de soldagem.

 

Além disso, a solução inteligente oferece a possibilidade de intervenção precoce e detecção rápida de pontos fracos nos fluxos do processo e também a manutenção dinâmica da infraestrutura de soldagem.


 

Foto: Teradata/Volkswagen


 

Conteúdo relacionado:

 

Cobots na soldagem

Automação em soldagem é tendência mundial no processamento de metais



 

#Teradata #SpotWeldingAnalytics



Mais Notícias CCM



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

30/10/2024


Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024