A belga LVD reservou alguns lançamentos de máquinas para a Blechexpo, realizada em outubro na Alemanha. A empresa aguardou o tão esperado retorno dos eventos presenciais para exibir seu novo modelo de máquina de corte a laser de fibra de alta potência (20 kW), além de uma nova célula robotizada para operações de dobramento e da divulgação de melhorias em seu pacote de software CADMAN v8.7, com recursos para fabricação inteligente.

A nova máquina de corte a laser, batizada como Phoenix FL-3015, foi concebida para obter a maior produtividade possível no corte de chapas, duplicando a capacidade dos modelos já existentes de 10 kW, cortando uma ampla variedade de materiais ferrosos e não ferrosos com espessuras de até 40 mm.

A aceleração e a precisão são asseguradas pela robusta estrutura de aço da máquina. Um sistema integrado de controle e acionamento garante ainda a reprodução dos contornos programados sob altas velocidades de processamento.

Entre os recursos para aumento de desempenho estão um trocador de bico automático de 10 estações, o software de programação CADMAN-L e o sistema de automação modular MOVit.

 

Dobramento robotizado

 

Já a nova célula de dobramento robotizada Ulti-Form recebeu aprimoramentos para manter a produtividade, com ciclos de produção curtos e longos apresentando a mesma eficiência, sendo inclusive indicada para o Prêmio Blechexpo 2021.

 

Para isso, o software CADMAN-B calcula automaticamente o programa de dobra ideal e importa todos os dados de dobra para o software de comando do robô, CADMAN-SIM, que calcula automaticamente as posições da garra, gerando a trajetória mais rápida e de modo a evitar colisão. Em seguida, envia as informações de volta para o módulo B do sistema, permitindo que o operador trabalhe com apenas um programa. A garra autoadaptável do robô acomoda uma série de geometrias de peças, ajustando-se automaticamente.

A célula Ulti-Form é composta por uma prensa dobradeira com troca automática de ferramentas integrada ao robô. Trabalha peças de 50 x 100 mm até 1200 x 800 mm com peso de até 25 kg.

 

Atualizações do pacote de software

 

O pacote de software dedicado CADMAN v8.7, da LVDs, teve atualizações anunciadas durante o evento, dentre as quais estão novos recursos para o CADMAN-JOB (Manufacturing Execution System), CADMAN-SDI (Smart Drawing Importer), CADMAN-P (puncionamento) e CADMAN-L (corte a laser).

 

O CADMAN v8.7 é capaz de integrar operações exteriores como rosqueamento, rebarbação e retificação, permitindo controlar, monitorar e registrar desde o pedido da matéria-prima à peça acabada.

 

As operações exteriores podem ser vistas na tela do CADMAN-JOB e rastreadas no processo de produção para transparência em tempo real. O módulo mais recente também pode gerenciar o processo completo de produção de chapas metálicas sem a necessidade de um sistema ERP.

 

Ordens de serviço podem ser criadas no CADMAN-SDI para transferência para o CADMAN-JOB. Essa funcionalidade torna o CADMAN uma solução prática para empresas que trabalham chapas de todos os tamanhos.

 

Os aprimoramentos também incluem a capacidade de criar um plano de execução e adicionar operações não planejadas durante a produção usando recursos como “arrastar e soltar” ou “expandir peças”




Fotos: LVD

 

Conteúdo relacionado:


Do corte de chapas à manufatura aditiva de metais baseada em laser

Máquina de entrada para corte a laser


 

#LVD #céluladedobra #cortealaser



Mais Notícias CCM



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

30/10/2024


Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024