Um recente acordo firmado entre a UBE Corporation Europe e a Universitat Jaume I de Castellón (UJI), sediada na Espanha, dará origem à “Càtedra UBE de Plàstics Sostenibles de l'UJI”, uma disciplina com o objetivo de promover pesquisas sobre a funcionalidade dos plásticos do ponto de vista sustentável e a educação por meio da divulgação científica no campo da sustentabilidade dos materiais plásticos.
De acordo com a universidade, a cátedra deverá realizar pesquisas destinadas ao emprego e funcionalidade de materiais plásticos atreladas à sua sustentabilidade. Também realizará um trabalho ativo de capacitação e divulgação na sociedade sobre a importância tecnológica desses materiais e as estratégias que, a partir do conhecimento científico, estão sendo propostas para melhorar seu ciclo de vida.
Entre as atividades e projetos já previstos estão a criação do UBE Award – que premiará iniciativas e projetos relativos a plásticos sustentáveis –, reuniões técnicas com especialistas, seminários e workshops com empresas e outros especialistas a fim de reunir e disseminar conhecimento sobre o assunto, além de palestras voltadas aos alunos de graduação e mestrado.
Está previsto ainda um plano de investigação para o lançamento de bolsa de estudos com foco na sustentabilidade de materiais poliméricos. Por fim, no âmbito da divulgação e transferência de conhecimento, será criado um site e contas nas redes sociais para que a cátedra possa disseminar informações e se comunicar com o público.
Essa colaboração envolvendo a UBE Corporation Europe (do grupo japonês UBE Industries) e a universidade é mais uma ação conjunta entre as partes uma vez que, segundo a própria entidade, nos últimos seis anos quase 40 graduados da UJI ingressaram em diversas áreas na empresa, sendo que esta participou ativamente do programa de estágio curricular e extracurricular acolhendo diversos alunos. Além disso, a UBE também apoia outras iniciativas junto a UJI, que beneficiam a indústria em setores como, por exemplo, eficiência energética, meio ambiente e mobilidade.
(Fotos: divulgação UJI)
Conteúdo relacionado:
Bioplásticos serão tema de evento
Fornecedora de polímeros biodegradáveis planeja aumentar produção
Mais Notícias CCM
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024