Um recente acordo firmado entre a UBE Corporation Europe e a Universitat Jaume I de Castellón (UJI), sediada na Espanha, dará origem à “Càtedra UBE de Plàstics Sostenibles de l'UJI”, uma disciplina com o objetivo de promover pesquisas sobre a funcionalidade dos plásticos do ponto de vista sustentável e a educação por meio da divulgação científica no campo da sustentabilidade dos materiais plásticos.
De acordo com a universidade, a cátedra deverá realizar pesquisas destinadas ao emprego e funcionalidade de materiais plásticos atreladas à sua sustentabilidade. Também realizará um trabalho ativo de capacitação e divulgação na sociedade sobre a importância tecnológica desses materiais e as estratégias que, a partir do conhecimento científico, estão sendo propostas para melhorar seu ciclo de vida.
Entre as atividades e projetos já previstos estão a criação do UBE Award – que premiará iniciativas e projetos relativos a plásticos sustentáveis –, reuniões técnicas com especialistas, seminários e workshops com empresas e outros especialistas a fim de reunir e disseminar conhecimento sobre o assunto, além de palestras voltadas aos alunos de graduação e mestrado.
Está previsto ainda um plano de investigação para o lançamento de bolsa de estudos com foco na sustentabilidade de materiais poliméricos. Por fim, no âmbito da divulgação e transferência de conhecimento, será criado um site e contas nas redes sociais para que a cátedra possa disseminar informações e se comunicar com o público.
Essa colaboração envolvendo a UBE Corporation Europe (do grupo japonês UBE Industries) e a universidade é mais uma ação conjunta entre as partes uma vez que, segundo a própria entidade, nos últimos seis anos quase 40 graduados da UJI ingressaram em diversas áreas na empresa, sendo que esta participou ativamente do programa de estágio curricular e extracurricular acolhendo diversos alunos. Além disso, a UBE também apoia outras iniciativas junto a UJI, que beneficiam a indústria em setores como, por exemplo, eficiência energética, meio ambiente e mobilidade.
(Fotos: divulgação UJI)
Conteúdo relacionado:
Bioplásticos serão tema de evento
Fornecedora de polímeros biodegradáveis planeja aumentar produção
Mais Notícias CCM
Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.
01/04/2025
Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.
21/03/2025
Pesquisadores do Stache Lab, da Universidade de Princeton (EUA), estudam a aplicação de luz de alta intensidade para promover a despolimerização de plásticos como PS e PVC contendo negro de fumo. O resultado do experimento tem sido a obtenção de monômeros que podem dar origem a novos polímeros.
21/03/2025