A norte-americana Protolabs estabeleceu um conceito de fabricação digital que contempla a execução de diversos processos de manufatura sob encomenda, podendo ser considerado um modelo de utilização das ferramentas digitais para o ambiente de produção, de acordo com o conceito de indústria 4.0.
Um dos serviços oferecidos é a fabricação a partir de chapas metálicas. A empresa fornece peças e montagens por meio de um sistema de cotação on-line que assegura a execução de qualquer quantidade de itens. São processados materiais como alumínio, latão, cobre, aço inoxidável, aço carbono e aço galvanizado de diversas espessuras, com a assessoria de uma equipe de engenheiros que otimizam projetos de peças por meio de recursos disponíveis também on-line.
São oferecidos igualmente serviços como soldagem MIG e TIG, posicionamento de insertos, rebitagem, revestimento por processos a pó, revestimento por via química, serigrafia e montagem. O revestimento por pó na cor branca (foto ao lado) é uma das opções de acabamento.
A atenção às diretrizes de projeto é clara, evitando ruídos de comunicação entre a empresa e seus potenciais clientes. Dados como dimensões e tolerâncias de dobra, além de orientações técnicas sobre raios de curvatura, compensações aplicadas nos processos de dobramento, execução de furos e ranhuras, por exemplo, permanecem disponíveis on-line, assim como dicas de projeto.
E para difundir a cultura da fabricação digital, fazendo com que todos os envolvidos falem a mesma língua, a empresa desenvolveu um guia para o projeto de peças a partir de chapas metálicas (foto ao lado) que pode ser baixado gratuitamente aqui.
A empresa foi fundada por um engenheiro de software que iniciou o conceito de fabricação digital aplicando-o à moldagem de plásticos de forma mais econômica, escalável e com foco em software. O sucesso da iniciativa fez com que a Protolabs partisse para processos como a usinagem CNC, a impressão 3D e a manufatura a partir de chapas metálicas. Hoje dispõe de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento denominado Protoworks, composto por desenvolvedores de software, engenheiros mecânicos e especialistas em manufatura que se dedicam a desenvolver e adaptar o seu conceito de fabricação a todo tipo de produto final. Com unidades nos Estados Unidos, Europa e Japão, a empresa desenvolve atualmente projetos e parcerias de fabricação em nível global.
Fotos: Protolabs
Conteúdo relacionado:
Inteligência artificial em operações industriais
Novos recursos de maquinário acompanham as tend~encias da fabricação mecânica
Chapasmetálicas #indústria4.0 #Protolabs
Mais Notícias CCM
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
30/10/2024
Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.
21/10/2024