A alemã Evonik (empresa de especialidades químicas com subsidiária em São Paulo, SP) desenvolveu o Vestakeep PEEK 5000 G, um composto à base de poli(éter-éter-cetona) (PEEK) com boas propriedades tribológicas e alta durabilidade, voltado à aplicação em engrenagens em transmissões com compensador de massa, especificamente utilizadas no compartimento do motor de veículos a combustão interna, em substituição às engrenagens de metal.

 

Segundo informações da companhia, o componente em série é fabricado pela IMS Gear SE & Co KGaA e usado pela Mercedes-Benz AG em diferentes modelos de seus veículos. O plástico de alta performance pode ser utilizado na presença de óleos para motor que trabalham a até 130 °C, garantindo o bom funcionamento dos componentes mediante a redução das vibrações e com menor emissão de ruído, se comparada ao componente metálico substituído.

 

Quanto menor o atrito entre os componentes de um conjunto menor será seu desgaste e, de acordo com a Evonik, o Vestakeep PEEK 5000 G oferece altos índices de resistência mecânica e alta performance. Além da necessária redução da vibração, as engrenagens plásticas oferecem a vantagem adicional da alta resistência ao estresse mecânico e tribológico. Na comparação com as engrenagens metálicas convencionais, elas apresentam menores perdas por atrito e são significativamente mais silenciosas.

 

Outro fator positivo associado ao uso dessa matéria-prima polimérica (novamente em comparação à peça metálica) é quanto ao momento de inércia. Por se tratar de um componente com densidade consideravelmente menor, também é necessário menos força para que o conjunto mecânico exerça a mesma atividade. A moldagem por injeção, caracterizada pela alta produtividade, elimina o intenso retrabalho necessário ao se usar metal na fabricação.

 

Foto: Vestakeep PEEK forma o aro externo da engrenagem de baixo desgaste da engrenagem de plástico usada em série em um compensador de massa (Fonte: divulgação Evonik)



Mais Notícias CCM



Flutuadores de PEAD. Oportunidades no setor náutico e no gerenciamento de crises.

A NTC desenvolve flutuadores de polietileno de alta densidade e está investindo na fabricação desses produtos para atender à demanda por plataformas modulares em setores como náutico, ecoturismo e saneamento, além de demandas emergenciais envolvendo, por exemplo, inundações. A empresa prevê também o uso de grafeno e plásticos reciclados na produção dos flutuadores.

02/10/2024


Flutuadores plásticos serão divulgados em feira náutica

Empresa desenvolvedora de flutuadores de PEAD, a NTC Float, será uma das expositoras da feira São Paulo Boat Show.

17/09/2024


Nova picape terá protetor de caçamba de PEAD

A Unipac desenvolveu um protetor de caçamba feito de polietileno de alta densidade que vai equipar a Chevrolet S10 2025.

30/07/2024