A holandesa colorFabb disponibiliza o stoneFill Moss Green, nome dado ao seu filamento de poli(ácido láctico) (PLA), um polímero de origem renovável, desenvolvido para que as peças fabricadas com ele tenham a aparência e textura de grama ou musgo, já na cor verde.
De acordo com informações da companhia, o novo filamento – da linha stoneFill – à base de biopolímero possui uma combinação de cargas específicas que proporciona um acabamento salpicado e aveludado no componente impresso, atribuindo às peças fabricadas em impressão 3D a aparência de grama ou musgo. As características do material permitem que as superfícies das camadas se misturem, resultando em um acabamento fosco com linhas de camadas pouco visíveis.
A linha stoneFill, entretanto, não é novidade no portfólio da companhia, uma vez que ela já disponibiliza o Light Gray, Red Brick e Vibers PLA White, chamados pela colorFabb de "grades irmãos" do Moss Green, mesmo que este não remeta diretamente à aparência de pedra ou rocha (stone, em inglês).
Apesar do uso de carga, a holandesa garante que a impressão do material não é complicada e recomenda o uso do Moss Green em maquinário com leito aquecido entre 50 e 60 °C, temperatura de extrusão entre 195 e 220 °C, velocidade de impressão entre 40 e 100 mm/s e que seja desumidificado antes do seu processamento.
O material seria ideal, por exemplo, para impressão de modelos arquitetônicos residenciais ou comerciais, de paisagismo (árvores ou musgo em cima de montanhas e túneis), entre outros projetos. Sua compatibilidade e semelhança com outros filamentos da linha proporciona boas combinações, unindo as aparências de pedra, concreto ou tijolos com a da grama.
Além disso, a companhia fornece diversos tipos de filamentos tratados como "especiais" para impressão 3D pelo método FDM, tais como, por exemplo, o LW-PLA e o bronzeFill. Possui também filamentos com espumação ativa (agente expansor) e com brilho metálico, respectivamente, já mencionados anteriormente por Plástico Industrial.
(Fotos: colorFabb)
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias CCM
A Consultoria IDTechEX realizou um estudo de tendências para o setor de manufatura aditiva (impressão 3D) no período que vai de 2024 a 2034, abordando o provável desenvolvimento tecnológico e perspectivas de mercado.
05/03/2025
Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.
22/10/2024
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024