A empresa de origem francesa Telemecanique Sensors, que conta com diversos distribuidores no Brasil, divulgou informações sobre a linha de sensores ultrassônicos XXW Wide Beam Ultrasonic Sensor, que é composta por dispositivos que fazem a detecção da movimentação de maquinário industrial, seja de partes móveis de máquinas de corte a laser e/ou de robôs colaborativos, por exemplo.
A série de sensores também pode ser usada em espaços fabris projetados para o trânsito de equipamentos para a movimentação de chapas, tubos e perfis metálicos, de empilhadeiras e de pontes rolantes, de forma a supervisionar a distância entre os ativos.
Segundo a companhia, os sensores operam emitindo uma onda sonora de alta frequência. Cada um dos dispositivos faz o cálculo do tempo de retorno da onda ultrassônica refletida pelo objeto sob supervisão e a converte em sinal elétrico analógico ou digital. O equipamento calcula a distância entre os objetos e informa a distância entre eles em metros.
Outro detalhe é que os sensores podem ser ajustados para executarem a detecção de superfícies transparentes, bem como de áreas sob condições de névoa e/ou material particulado. Eles possuem carcaça plástica com propriedades anti-UV e podem operar sob temperatura de -40 até 70 °C.
O especialista em sensores da empresa, Ronaldo de Sena, comentou mais sobre as características técnicas dos sensores: “a largura do feixe de detecção está muito maior e assim ele cobre áreas maiores, o que é uma vantagem e tanto. Além disso, quando as condições exigem múltiplos sensores instalados próximos uns aos outros, o recurso de ‘sincronização’ permite que cada equipamento tenha uma detecção confiável do objeto correspondente ao risco zero de crosstalk (interferência indesejada que um canal de transmissão causa em outro)”.
Mais informações sobre os dispositivos podem ser obtidas no site da companhia.
Imagem: Telemecanique Sensors
Leia mais sobre equipamentos para a área:
Guia de fornecedores de máquinas portáteis para soldagem a laser
Fornecedores de calandras para chapas metálicas
#Sensores #Dispositivos #CCM
Mais Notícias CCM
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
31/03/2025
Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.
31/03/2025
Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.
17/03/2025