A suíça Amcor – desenvolvedora de embalagens com subsidiária em São Paulo, SP – lançou, em parceria com a Danone (grupo fabricante de alimentos e bebidas), uma nova garrafa para água sem a presença de rótulo e feita totalmente de conteúdo reciclado proveniente de outras garrafas, produzida exclusivamente para o mercado argentino.
A nova garrafa tem capacidade para 1,5 litros e foi desenvolvida para a Villavicencio, marca argentina de água. De acordo com informativo da Amcor, a resina virgem de poli(tereftalato de etileno) (PET), utilizada anteriormente nas demais garrafas, foi substituída por resina PET reciclada criando uma garrafa feita totalmente com materiais reciclados e reduzindo sua pegada de carbono em torno de 21%, em relação à garrafa anterior.
Como a garrafa não contém mais o rótulo, as informações normalmente fornecidas são gravadas diretamente na garrafa, a qual embora feita de material reciclado, mantém seu índice de transparência e os elementos visuais da marca. A remoção do rótulo tem por objetivo diminuir o consumo de material, bem como proporcionar uma oportunidade maior do item de PET ser efetivamente reciclado.
Além de não conter o rótulo e de ser feita a partir de material reciclado, a companhia conclui que, por ser feita de PET, a garrafa pode ser normalmente descartada e direcionada à reciclagem (mecânica ou química), o que a torna uma embalagem reciclada e reciclável.
O programa de reciclagem do qual a Villavicencio participa, com o apoio da Danone Argentina, vem apoiando, desde 2012, cerca de 32 cooperativas e 3.200 catadores urbanos e prevê, até 2023, apoiar 40 cooperativas e continuar capacitando 4.500 profissionais. Ainda para 2023, a meta é recuperar 100% do plástico equivalente de suas garrafas.
Mais Notícias CCM
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024