A Fesmo (São José dos Campos, SP) está trazendo para o mercado brasileiro uma série de máquinas para corte a laser destinadas à fabricação de peças seriadas de pequenas dimensões. Desenvolvidas pela italiana Cielle, são bastante utilizadas pelo setor de joalheria, mas também na produção de microcomponentes para o setor de eletroeletrônicos e para a indústria de óculos.
A série Epsilon 60/40 opera com laser de fibra óptica e é composta por dois cabeçotes, sendo um para gravação e outro para corte, montados em um corpo de alumínio fundido. O acionamento se dá por motores brushless e a movimentação é feita por meio de fuso de esfera nos três eixos de trabalho. A fonte de laser para marcação opera a 20 ou 50 W, com pulso fixo ou variável, enquanto a fonte que alimenta o cabeçote de corte pode ser de 500 ou 1.000 W.
A alimentação do material é feita por meio de tiras fornecidas em bobinas, podendo o equipamento ser ajustado para o trabalho de forma contínua. O engenheiro Francisco Perez, diretor da Fesmo, explicou que as máquinas vêm solucionar um problema para os processadores de peças pequenas, cujo projeto acaba sendo de difícil execução nas máquinas de corte a laser tradicionais, que trabalham a partir de chapas de grandes dimensões.
Fotos:Cielle/Fesmo
Leia também:
Geradores de laser de fibra para o corte de metais chegamao Brasil
Célula de soldagem automatizada integra processos Mig/Mag e laser
#Fesmo #cortealaser
Mais Notícias CCM
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024