A Hypertherm (Guarulhos, SP) aplicou a transformação digital em seus equipamentos ao embutir sensores nos cartuchos de consumíveis para corte a plasma. Sua linha Powermax Sync de sistemas de corte foi equipada com esta tecnologia presente nas tochas SmartSync, que captam e transmitem dados de processo em tempo real, por radiofrequência. Parâmetros como o número de aberturas de arco, a taxa de transferência e o tempo de corte são monitorados e enviados ao comando da máquina pelos sensores, ficando disponíveis no painel ou no aplicativo de controle , que pode ser instalado em smartphones (veja tela abaixo).

Edson Urtado, gerente nacional de vendas da empresa, explicou que o recurso auxilia também no set up automático do equipamento, reduzindo a necessidade de operadores qualificados. No entanto, a análise dos dados captados não dispensa a interação humana: “A relação entre as aberturas de arco e a taxa de transferência, por exemplo, é um indicador de qualidade de processo. Uma relação desfavorável pode indicar a presença de corrosão e, por conseguinte, a necessidade de treinamento do operador para evitar que isso ocorra”, observou.

A presença dos sensores nos cartuchos é também subsídio para um setup mais rápido da máquina, com a configuração automática de dados de corrente e de processo.

A forma de construção dos cartuchos tornou mais simples a sua instalação, manutenção e identificação. Constituídos por uma peça única, eles foram classificados por cor (laranja para corte manual, verde para goivagem e cinza para corte CNC), e passaram a ser instalados com um giro de um quarto de volta, o que permite a sua troca em cerca de 10 segundos.

 

Fotos: Hypertherm

 

Leia também:

Inteligência artificial a serviço da produtividade

Corte a laser para peças de pequenas dimensões


 

#Hypertherm    #SmartSync



Mais Notícias CCM



Senai e Finep incentivam pesquisa e desenvolvimento na indústria

Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.

01/11/2024


IA é recurso principal em novo sistema de controle de robôs industriais

Foi lançado pela Yaskawa Motoman um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações de corte e soldagem de metais. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.

30/10/2024


Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024