O Instituto de Tecnologia del Plástico (Aimplas), sediado na Espanha, terminou recentemente a coordenação do projeto LIFE CIRC-ELV, que resultou no desenvolvimento bem-sucedido de um novo processo de reciclagem de componentes plásticos de veículos em fim de vida.

 

 

De acordo com informações fornecidas pelo Aimplas, um novo processo de recuperação de plástico foi implementado com sucesso por um dos membros do consórcio, a empresa Desguace Cortés (de Valência, Espanha), que consiste na separação dos para-choques de polipropileno (PP) e dos tanques de combustível de polietileno (PE) dos veículos em fim de vida, devido ao valor desses materiais, que são reciclados para reintrodução no ciclo produtivo, promovendo assim a economia circular do material.

 

A seguir é possível assistir um vídeo produzido pelo instituto, que mostra os detalhes do projeto, bem como sua implementação e a operação de transformação dos materiais em novos produtos voltados ao mesmo setor ou para outras aplicações industriais.

 

 

O papel do instituto no projeto envolveu a otimização do pré-tratamento de para-choques e tanques de combustível para obter a matéria-prima reciclada usada para fabricar os novos produtos e amostras. Segundo o Aimplas, o resultado foi uma redução de 20% nas emissões de CO2 geradas durante o processo de fabricação dos novos produtos, graças ao uso de 30% de plástico reciclado de veículos em fim de vida. A utilização de plástico reciclado em produtos para essa indústria ajudaria na redução da pegada de carbono em até 85%.

 

Além disso, foi realizada a avaliação de impacto ambiental ao longo do ciclo de vida (ACV) durante o processo de recuperação de peças plásticas em Estações Autorizadas de Tratamento (ATFs) e na fabricação de peças com plástico reciclado. A tecnologia desenvolvida no projeto pode ser aplicada em outros ATFs para obter plásticos reciclados prontos para serem usados em novos produtos, tais como eletrodomésticos, dispositivos de controle de pragas e até ferramentas agrícolas.

 

(Fotos: Aimplas)

Conteúdo relacionado:

Consultoria gratuita para a cadeia automotiva

Embalagens do tipo stand-up pouch feitas com resina pós-consumo

#reciclado #aimplas #reciclagemdecarros



Mais Notícias CCM



Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.

12/11/2024


Reciclagem de PET na Europa: o desafio da fiscalização bate à porta.

A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.

04/11/2024


Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.

A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.

04/11/2024