A Confederação Nacional da Indústria (CNI) abriu inscrições para a nova fase do Programa Aliança 2.0, que a partir de uma chamada pública vai selecionar projetos voltados para a implantação de sistemas e/ou processos centrados na eficiência energética de plantas industriais como, por exemplo, do ramo de corte, conformação e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos.
Além da CNI, estão à frente do programa a Eletrobras, pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). A previsão é que sejam selecionadas 24 companhias.
Por meio de comunicado à imprensa, foi informado que o prêmio que será concedido a cada uma das empresas escolhidas é de R$ 400 mil. Também foi divulgado que a realização das etapas dos projetos selecionados deverá ser feita em conformidade com diretrizes determinadas pelas instituições que encabeçam o projeto, bem como com o acompanhamento de equipes técnicas que as integram.
Essa é a primeira vez que o programa, que acontece desde 2015, terá uma chamada pública. Segundo Davi Bomtempo, gerente-executivo de meio ambiente e sustentabilidade da CNI, isso tem como objetivo “expandir o atendimento a empresas de todas as regiões do Brasil”.
Outro detalhe é que o programa abre espaço para a apresentação de propostas que vão além da redução de custos com energia no chão de fábrica.
Alguns exemplos disso foram mencionados por Renata Falcão, superintendente de Programas de Governo da Eletrobras. De acordo com ela, são muito bem-vindas sugestões para a otimização de, por exemplo, “sistemas térmicos; a questão do fortalecimento da cultura da eficiência energética; a aproximação da universidade e da indústria; a atuação sinérgica com os sistemas térmicos e motrizes; a coparticipação das indústrias também em termos financeiros; e a adoção de acordo voluntários”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3040-3860 ou pelo e-mail encarregadolgpd@cni.com.br.
Imagens: Pixabay
Confira mais notícias:
Nanojuntas promovem aproveitamento de material no corte a laser
Sistema digital para controle do processamento de metais feito no Brasil
#CNI #Eletrobras #Abrace #CCM
Mais Notícias CCM
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024