A Unipar – produtora de cloro, soda e resina de PVC – anunciou a construção de uma nova planta na Região Nordeste do País, com capacidade instalada de cerca de 10 mil toneladas por ano de cloro para atender a demanda decorrente do marco do saneamento, de 2020.

 

De acordo com informações da empresa, a fábrica será construída no Polo Petroquímico de Camaçari (BA), para atender à demanda crescente da região por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica. O investimento, de cerca de R$ 140 milhões, é o primeiro projeto denominado como “greenfield” pela companhia, como uma de suas estratégias de expansão geográfica, cujo objetivo é crescer de forma sustentável por meio de novas unidades produtivas em regiões onde há expectativa de maior avanço do saneamento básico nos próximos anos. O novo marco legal do saneamento sancionado em 2020, o qual já foi tema de matéria especial e webinar exclusivo de Plástico Industrial, tem por principal objetivo melhorar os índices e serviços de saneamento básico no Brasil até 2033.

 

A nova fábrica foi projetada com tecnologias modernas e ecoeficientes voltadas à produção de cloro, o que permitirá a otimização do consumo de energia e de demais recursos. A previsão é de que as obras iniciem no segundo semestre deste ano e sejam finalizadas em até 24 meses. Após a conclusão da implantação do projeto, a Unipar passará a contar com quatro unidades produtivas, uma na Argentina e três no Brasil, sendo duas no Estado de São Paulo e a nova, na Bahia, que complementa a atuação da companhia no Estado, onde já está presente com a operação de geração de energia eólica como autoprodutora.

 

(Foto: wirestock, via Freepik)

 

Conteúdo relacionado:

Investimento no ramo de tubos e conexões de plástico

PVC em ambiente hospitalar

 

#pvc #novafabrica #unipar



Mais Notícias CCM



Garrafas de PET produzido com óleo de cozinha chegam ao mercado japonês

Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.

13/11/2024


Reciclagem de pás eólicas é tema de projeto coordenado pelo Aimplas

O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.

29/10/2024


Resinas da Braskem serão produzidas com materiais reciclados da Neste

Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.

29/10/2024