Um sistema digital voltado para serviços de gerenciamento do consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de cargas no chão de fábrica como bobinas e chapas metálicas, por exemplo, foi desenvolvido pela Perfect Charging, divisão de negócios da empresa de origem austríaca Fronius, com unidade em São Bernardo do Campo (SP).
O sistema chamado i-Spot Calculator Smart, indicado para empresas do ramo de corte, conformação, estampagem e soldagem de metais, consiste em um software que faz o cálculo do consumo de energia de frotas de empilhadeiras. Ele é parte de uma plataforma virtual que já conta com recursos que permitem o monitoramento de custos operacionais, análise do processo de carregamento de baterias, entre outros.
O software faz o cálculo com base no consumo de energia dos equipamentos, em tarifas e conforme a quantidade de carregamentos feitos em determinados períodos de tempo. De acordo com informações da empresa, o cálculo também é baseado no tempo de carregamento disponível e em despesas relacionadas a equipamentos voltados para operações de intralogística, como custos com manutenção.
Os dados fornecidos pelo sistema podem contribuir para a tomada de decisão no que diz respeito à adoção de estratégias que visem à redução de custos com energia elétrica, conforme comentou Mariana Kroker, gerente da unidade Perfect Charging da Fronius do Brasil: “as ferramentas digitais permitem a identificação de oportunidades para gerar economia para cada ano de operação, bem como avaliar os custos totais de propriedade ao longo de cinco anos”.
O sistema i-Spot pode ser acessado por meio de computadores in loco e/ou tablets e smartphones. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3563-3800 ou pelo e-mail vendas.carregadores@fronius.com.
Imagem: Fronius
Leia também:
Sistema digital para controle do processamento de metais feito no Brasil
Consumíveis conectados em operações de corte a plasma
#EficiênciaEnergética #Fronius #Software #CCM
Mais Notícias CCM
Autômatos com design compacto e com capacidade de movimentar peças com peso de até 10 kg e 20 kg já estão disponíveis para comercialização no Brasil.
17/03/2025
Desenvolvedora de software e empresa global de automação se unem em prol da adoção de sistemas robóticos e tecnologias digitais por parte das indústrias.
28/02/2025
Sistema desenvolvido com o apoio do Açolab conta com algoritmo de inteligência artificial, conexão com plataforma digital para transmissão de dados em tempo real e câmeras para identificação de irregularidades em bobinas de aço.
05/03/2025