Um software voltado para o gerenciamento do consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de cargas em parques fabris como moldes para transformação de resinas termoplásticas e big bags, por exemplo, foi desenvolvido pela Perfect Charging, divisão de negócios da empresa de origem austríaca Fronius, com unidade em São Bernardo do Campo (SP).
Denominado i-Spot Calculator Smart, o programa computacional é parte de uma plataforma virtual que já conta com recursos que permitem a realização do cálculo do consumo de energia de frotas de empilhadeiras. O sistema é composto por ferramentas para análise de custos operacionais, supervisão do processo de carregamento de baterias, entre outros.
O cálculo é executado com base no consumo de energia dos equipamentos, em tarifas e conforme a quantidade de carregamentos feitos em determinados períodos de tempo. De acordo com informações da empresa, o cálculo também é baseado no tempo de carregamento disponível e em despesas relacionadas a equipamentos voltados para operações de intralogística, como custos com manutenção.
O sistema fornece dados que podem contribuir para a tomada de decisão no que diz respeito à adoção de estratégias que visem à redução de custos com energia elétrica, conforme comentou Mariana Kroker, gerente da unidade Perfect Charging da Fronius do Brasil: “as ferramentas digitais permitem a identificação de oportunidades para gerar economia para cada ano de operação, bem como avaliar os custos totais de propriedade ao longo de cinco anos”.
A plataforma i-Spot pode ser acessada por meio de computadores in loco e/ou tablets e smartphones. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3563-3800 ou pelo e-mail vendas.carregadores@fronius.com.
Imagem: Fronius
Mais notícias da área:
Desafios da atualidade estarão em pauta na K 2022
Empresa de tecnologia para o setor de moldes inicia atividades na Região Sul
#EficiênciaEnergética #Fronius #Software #PI
Mais Notícias CCM
Promovido pela VDMA Brasil, com o apoio de diversas instituições ligadas à indústria, o Open Industry Road Show vai percorrer quatro capitais do Brasil, com apresentações sobre tecnologia aplicada à promoção da competitividade na indústria.
19/11/2024
Indústrias têm até o dia 11 de novembro para submeter projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação a órgãos de fomento que dispõem de R$ 16,8 milhões.
01/11/2024
O portfólio da Yaskawa Motoman passou a contar com um sistema para controle de robôs industriais que usa inteligência artificial para simular estratégias de processos produtivos, que pode ser usado em operações no setor de plásticos. A empresa prevê comercializar a linha de controladores no Brasil em 2025.
01/11/2024