Um programa que promove a coleta e a reciclagem de resíduos encontrados em regiões litorâneas chamado We Nature completou dois anos. Trata-se de um projeto voltado para a produção de blendas obtidas a partir da mistura de poli(cloreto de vinila) (PVC) flexível com os materiais recolhidos de praias, o que é uma das suas frentes de trabalho.

Programa de reciclagem iniciado em Santa Catarina transforma resíduos coletados de praias em novos produtos

 

O programa é resultado de uma parceria estabelecida entre a empresa Core Case, que tem escritórios regionais em Porto Alegre (RS) e no Canadá, e a ONG Eco Local Brasil (Barra Velha, SC).  Algumas das ações do programa realizadas este ano no município catarinense de Itajaí, que contaram com o apoio da comunidade local, resultaram no recolhimento de cerca de 690 quilos de materiais.


 

A partir daí, a matéria-prima obtida por meio da reciclagem dos resíduos e pela adição de resinas termoplásticas de PVC passou a ser convertida em itens como, por exemplo, vasos para plantas, bancos, mesas, lixeiras, entre outros.


De acordo com Eduardo do Rosário, gerente de marketing da Core Case, “após o material ser triturado, fundido e convertido em uma massa bem resistente, essa matéria-prima é transformada em itens robustos e resistentes, fáceis de transportar e com baixo índice de inflamabilidade”.


Em comunicado à imprensa, foi informado que em um primeiro momento os resíduos coletados são submetidos a processos de triagem de materiais, os quais, em seguida, são encaminhados para empresas parceiras encarregadas de realizar a sua reciclagem.

 

Segundo Filipe Pedroso de Oliveira, coordenador da ONG Eco Local Brasil, “cerca de 70% do material recolhido têm sido enviados às empresas de reciclagem. Já os resíduos não-recicláveis, algo em torno de 30% do que é recolhido, são usados para fabricar produtos ecológicos”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3012-6531 e (41) 99713-8476. 

 

 

Imagem: Core Case/Divulgação

 

 

 

Mais notícias sobre reciclagem:

 

Empresa oferece serviços para instalação de plantas de reciclagem química de plásticos

 

Parceria promoverá a fabricação de telhas ecológicas

 

#CoreCase #EcoLocalBrasil #Reciclagem #PI 



Mais Notícias CCM



Índice de reciclagem mecânica de embalagens foi de 24,3% em 2023

A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.

12/11/2024


Reciclagem de PET na Europa: o desafio da fiscalização bate à porta.

A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.

04/11/2024


Reciclagem de A a Z. Novo livro chega ao mercado.

A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.

04/11/2024