A criação de consórcios entre empresas do ramo de plásticos e instituições de pesquisa e desenvolvimento que atuam nessa e em diferentes áreas da indústria traz oportunidades que vão desde o compartilhamento de expertises até a consolidação de processos e produtos. Iniciativas desse tipo também estão fomentando a formação de frentes de trabalho em conjunto com companhias de outros países.
Um programa criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai abrir espaço para a apresentação de projetos de inovação criados por startups e companhias de pequeno ou médio porte. Ele consistirá na análise de propostas que abranjam, por exemplo, o desenvolvimento e aplicação de novos materiais poliméricos, construção e/ou aperfeiçoamento de máquinas e equipamentos, impressão 3D, bem como a implementação de robôs e sistemas digitais em parques fabris, entre outros assuntos.
O propósito da iniciativa é promover a execução dos projetos selecionados a partir do estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e as ligadas à rede de programas de financiamento de apoio a pequenas empresas IraSME, que é coordenada pela AiF Projekt GmbH e financiada pelo Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Energia (BMWi), a qual conta ainda com representantes na Áustria, República Tcheca, Turquia, Rússia, bélgica e em Luxemburgo e no Canadá.
“A adesão da Embrapii à rede IraSME vai ao encontro das ações que a organização tem estabelecido para promover a internacionalização das empresas brasileiras. Startups, pequenos e médios empreendedores do País poderão ter acesso a equipamentos e ao conhecimento tecnológico de importantes centros de pesquisa. Além disso, a parceria também vai fortalecer a cooperação entre instituições de pesquisa tecnológica brasileiras situadas no exterior com outras organizações de fomento”, disse Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações da Embrapii.
As empresas interessadas podem obter mais informações aqui. As propostas poderão ser apresentadas nas unidades da instituição até o dia 30 de setembro.
Foto: Freepik
Conteúdo relacionado:
#Embrapii #IraSME #Programadeinovacao #Pequenasemediasempresas #Plástico
Mais Notícias CCM
A Consultoria IDTechEX realizou um estudo de tendências para o setor de manufatura aditiva (impressão 3D) no período que vai de 2024 a 2034, abordando o provável desenvolvimento tecnológico e perspectivas de mercado.
05/03/2025
Pesquisa global feita por consultoria britânica sugere a redução do consumo de impressoras 3D para fins industriais, em contraposição ao aumento expressivo do uso dos modelos de entrada. A pesquisa prevê, porém, que deverá ocorrer em breve uma retomada das compras da indústria.
22/10/2024
Nova pesquisa feita junto aos transformadores por injeção mostrou que aumentou o uso de células robotizadas no chão de fábrica, e também da manufatura aditiva (impressão 3D), utilizada principalmente para o desenvolvimento de produtos.
22/10/2024