A Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (Adirplast) mantém desde o final de junho, no Shopping ABC (Santo André, SP), um espaço temático aberto ao público para a promoção do consumo responsável e do descarte correto dos resíduos plásticos. Equipada com mobiliário fabricado com compostos do tipo wood plastic compound (WPC) com percentuais de plásticos reciclados, a instalação tem como objetivo estimular o público a refletir e compreender o impacto positivo que a destinação correta dos materiais recicláveis pode trazer para o meio ambiente, devendo permanecer no local pelos próximos meses..
Denominado Espaço da Circularidade, o projeto foi realizado em parceria institucional com a Ecowood Soluções Sustentáveis (Novo Hamburgo, RS) e com o Shopping ABC, e está aberto a todos os visitantes no horário de funcionamento do centro de compras, que é um dos primeiros polos comerciais a receber o Certificado Internacional REC Standard (I-RED), que reconhece ações com foco em sustentabilidade.
O shopping conta com uma Ecoloja - ponto de descarte de itens como lâmpadas fluorescentes, mistas e incandescentes; pilhas, baterias e reatores; embalagens de medicamentos, cápsulas de café e aerossol spray. “As ações de sustentabilidade estão no DNA do Shopping ABC e queremos engajar, cada vez mais, os nossos clientes e lojistas no descarte correto dos materiais recicláveis, que é o primeiro e fundamental passo na transição da economia circular, contribuindo para um mundo melhor”, comentou a gerente de marketing do empreendimento, Flavia Tegão.
Para Nestor Riedi, Presidente da Ecowood Soluções Sustentáveis que apoia o projeto, ações como essa são importantíssimas. “Elas são um exemplo de como o setor pode contribuir para a conscientização da população, mostrando um resultado concreto do envolvimento de cada cidadão na destinação correta dos plásticos.”
O Espaço da Circularidade é uma das ações da Adirplast visando à promoção da sustentabilidade no setor de plásticos. A entidade é também signatária de iniciativas como oProjeto A Mar, o Programa Pellet Zero e o Tampinha Legal, entre outros. “Despertar o público para o tema da reciclagem e da economia circular sempre foi um de nossos objetivos. Com este projeto queremos contribuir para promover uma mudança de hábitos na sociedade, por meio de uma transformação cultural que gere um impacto ambiental ainda maior” explicou Laercio Gonçalves, presidente da entidade.
Foto: Adirplast
Leia também:
Reciclagem de plásticos será tema de evento presencial em agosto
Resíduos recolhidos em praias são convertidoe m novos produtos
#espaçodacircularidade
Mais Notícias CCM
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024