A classificação de materiais plásticos que serão submetidos à reciclagem é um processo muito importante para a cadeia produtiva que reutiliza polímeros na fabricação de novos produtos como os fabricantes de resinas recicladas, por exemplo.

 

Triagem de plásticos agora é possível também por meio de aplicativo que já está disponível no Brasil

Isso contribui para o desenvolvimento de grades específicos a partir do momento em que se torna possível identificar as propriedades de cada tipo de plástico selecionado, o que também é útil para empresas que pretendem usar materiais reciclados na produção de itens diversos.


Um aplicativo voltado para a triagem de plásticos, que faz a coleta de dados e os analisa por meio de espectroscopia próxima do infravermelho (NIR), foi desenvolvido recentemente pela empresa trinamiX GmbH, uma subsidiária da Basf que tem sede na Alemanha.

 

A ferramenta já está disponível no mercado brasileiro e faz parte do portfólio de soluções da B-Cycle, plataforma da Basf que conta com diversos produtos voltados para o mercado de reciclagem mecânica.

 

Segundo informações da companhia, o aplicativo é indicado para a triagem de polietileno (PE), polipropileno (PP), poli(cloreto de vinila) (PVC), poli(etileno tereftalato) (PET) (acrilonitrila butadieno estireno) (ABS), poliamida (PA), entre outros.

 

 

 

Imagens: Basf/trinamiX

 

 

Confira mais notícias:

 

Redução da taxa de importação do PP favorece o transformador

 

Conscientização para o descarte correto dos plásticos em final de vida

 

#Basf #trinamix #B-Cycle #Reciclagem 

 


 



Mais Notícias CCM



Injeção de plásticos assistida por gás

Wittmann desenvolve injetora que executa injeção assistida por gás e gera o próprio gás.

05/07/2024


Robô de 5 eixos para manipulação de produtos plásticos

Grupo francês desenvolveu um robô para automação de máquinas injetoras de até 900 toneladas de força.

05/07/2024


UCS realizará evento sobre materiais avançados em novembro

Eventos sobre tecnologia e novos materiais foram reorganizados tendo em vista a necessidade de reconstrução após as inundações que afetaram o Estado do Rio Grande do Sul.

04/07/2024