A classificação de materiais plásticos que serão submetidos à reciclagem é um processo muito importante para a cadeia produtiva que reutiliza polímeros na fabricação de novos produtos como os fabricantes de resinas recicladas, por exemplo.
Isso contribui para o desenvolvimento de grades específicos a partir do momento em que se torna possível identificar as propriedades de cada tipo de plástico selecionado, o que também é útil para empresas que pretendem usar materiais reciclados na produção de itens diversos.
Um aplicativo voltado para a triagem de plásticos, que faz a coleta de dados e os analisa por meio de espectroscopia próxima do infravermelho (NIR), foi desenvolvido recentemente pela empresa trinamiX GmbH, uma subsidiária da Basf que tem sede na Alemanha.
A ferramenta já está disponível no mercado brasileiro e faz parte do portfólio de soluções da B-Cycle, plataforma da Basf que conta com diversos produtos voltados para o mercado de reciclagem mecânica.
Segundo informações da companhia, o aplicativo é indicado para a triagem de polietileno (PE), polipropileno (PP), poli(cloreto de vinila) (PVC), poli(etileno tereftalato) (PET) (acrilonitrila butadieno estireno) (ABS), poliamida (PA), entre outros.
Imagens: Basf/trinamiX
Confira mais notícias:
Redução da taxa de importação do PP favorece o transformador
Conscientização para o descarte correto dos plásticos em final de vida
#Basf #trinamix #B-Cycle #Reciclagem
Mais Notícias CCM
Garrafas feitas com PET produzido a partir de óleo de cozinha usado começam a ganhar mercado ainda este mês, no Japão. A inovação envolve várias empresas da cadeia química.
13/11/2024
O instituto espanhol Aimplas está à frente do projeto Rewind, que tem como premissa a reutilização de materiais compósitos presentes em pás eólicas.
29/10/2024
Empresas formaram parceria para comercializar na América do Sul resinas feitas com plásticos reciclados e biomateriais.
29/10/2024