A companhia alemã Coperion, com filial brasileira em São Paulo (SP), divulgou que o seu novo centro de pesquisas e inovação no setor de reciclagem de plásticos começou a ser construído na Alemanha, em uma região entre as cidades de Niederbiegen e Weingarten.
A unidade contará com laboratórios e equipamentos para a reciclagem de polímeros que serão usados em testes de processos e materiais, o que abrangerá a realização de estudos para o desenvolvimento e fabricação de produtos que estejam alinhados com os conceitos de sustentabilidade e economia circular.
Na futura instalação, os clientes da empresa poderão solicitar serviços e acompanhar o processamento de seus produtos na companhia de especialistas, conforme foi divulgado pela Coperion. Esses trabalhos consistirão em operações de extrusão, peletização e pós-processamento de materiais, por exemplo.
A planta será construída nas imediações do Centro de Testes Coperion para Manuseio de Sólidos a Granel. Markus Parzer, presidente da divisão de polímeros e diretor administrativo da Coperion GmbH, comentou sobre o novo empreendimento e a respeito de alguns dos motivos que levaram a essa decisão: “a demanda mundial por soluções de reciclagem de plásticos continuará a crescer nos próximos anos devido ao apelo cada vez maior de proteção ambiental, e devido à mudança do comportamento do consumidor. Ao decidir criar este centro, definimos prioridades claras para ser um parceiro ativo de nossos clientes, oferecendo tecnologia e experiência à medida que trabalhamos junto com eles”.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Coperion GmbH
Leia também:
Reciclagem mecânica e química em alta na K
Reciclagem de plásticos terá evento presencial em agosto
#Coperion #Reciclagem #CentrodeInovação #PI
Mais Notícias CCM
Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.
01/04/2025
Levantamento realizado por entidades patrocinadas pela SIG, o Instituto Recicleiros e a so+ma, mostrou que 7,5 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas no ano passado.
21/03/2025
Pesquisadores do Stache Lab, da Universidade de Princeton (EUA), estudam a aplicação de luz de alta intensidade para promover a despolimerização de plásticos como PS e PVC contendo negro de fumo. O resultado do experimento tem sido a obtenção de monômeros que podem dar origem a novos polímeros.
21/03/2025