Um acordo firmado entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecânica e o Centro de Inovação em Materiais (CIM) da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), deverá resultar em novos produtos baseados em nanotecnologia tendo o cobre como matéria-prima.

 

Sob a coordenação de pesquisadores da Embrapii e contando com a participação de estudantes, o projeto terá duração de 19 meses e visa desenvolver produtos à base de cobre com uso na indústria e no desenvolvimento de produtos finais.

 

As aplicações do cobre com base em nanotecnologia deverão ter em vista as suas propriedades antimicrobianas, resultando em produtos como revestimentos destinados a diferentes itens plásticos de uso final obtidos por processos como injeção, extrusão ou sopro. “O cobre é um material muito versátil e bastante conhecido por sua atividade microbicida. Esperamos com a pesquisa colaborar com o subsídio científico já conhecido, a respeito da ação biocida sobre diferentes patógenos, mas também aprofundar em outros aspectos”, explicou o coordenador do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensaios da Termomecanica, Márcio Rodrigues.

 

Foto: Termomecânica

 

Leia também:

 

Empresa brasileira de aditivos antimicrobianos parte para internacionalização

 

Filmes de BOPP com concentrado antiviral chegam ao mercado

 

#Cobre #materialbactericida



Mais Notícias CCM



Chen Hsong abre inscrições para cursos sobre injetoras

O Centro Técnico da Chen Hsong, em sua fábrica em SP, é um espaço dedicado a treinamentos sobre operação e manutenção de injetoras, e também sobre plásticos. A empresa oferece treinamentos on-line para a América Latina.

01/04/2025


Ohxide lança plataforma de dados do setor de plásticos

A consultoria passou a dispor de uma plataforma com dados e análises da indústria de plásticos, de reciclagem e petroquímica.

01/04/2025


ABPol promove curso on-line sobre polímeros

Seguem abertas as inscrições para um curso que terá a estrutura e as propriedades de polímeros como temas principais, com início em 7 de maio.

01/04/2025