A manutenção preditiva de tubulações feitas com chapas metálicas conformadas e unidas por soldagem é um processo importante que faz parte da rotina de diversos setores como o de óleo e gás, e inclusive da indústria metalmecânica.
Fabricantes de tubos de aço ou alumínio, por exemplo, podem adotar o uso de equipamentos desse tipo para inspecionar cordões de solda situados em áreas de difícil acesso, bem como para verificar se há trincas e/ou porosidade na parede das chapas, o que pode comprometer a integridade do conjunto.
Um dispositivo projetado para fornecer imagens por meio de sonda, que é indicado para a inspeção de tubos e também de máquinas industriais, entre outros tipos de aplicações no chão de fábrica, foi desenvolvido pela Teledyne FLIR, empresa situada nos Estados Unidos.
Denominado videoscópio VS80 (foto), o equipamento pode operar com sondas fornecidas em sete versões, podendo fornecer também imagens térmicas. Ele possui tela sensível ao toque (touch screen) de sete polegadas, com resolução de 1024 x 600 pixels. A empresa também comercializa kits de sondas ultra finas que são à prova d’água, assim como modelos de sonda articulada bidirecional com diâmetro de 4,5 mm. Segundo informações da companhia, também são fornecidas sondas com cabo de 25 metros.
Registro de dados por texto e áudio
A Teledyne Flir divulgou que o seu dispositivo recém-lançado conta com recursos que permitem o registro de dados provenientes de inspeções, os quais podem ser inseridos em relatórios e/ou outros documentos. De acordo com o material fornecido à imprensa, as informações podem ser registradas por meio de texto e por áudio.
Além disso, o equipamento pode transmitir dados para smartphones e tablets, por exemplo, o que pode ser feito por meio de um aplicativo chamado FLIR Tools Mobile, que é oferecido para sistemas Android e iOS.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Teledyne Flir
Leia também:
Sistema de inspeção contínua detecta inclusões em chapas metálicas
Aquecimento por indução é usado em simulações da soldagem
#TeledyneFlir #Inspeção #Videoscópio #CCM
Mais Notícias CCM
O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.
31/03/2025
Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.
31/03/2025
Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.
17/03/2025