A fabricante de equipamentos para pesagem Toledo do Brasil e o Centro Universitário FEI, ambos com unidades situadas no município de São Bernardo do Campo (SP), inauguraram um laboratório voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para a indústria, incluindo a cadeia metalmecânica.

 Novo laboratório de pesquisas para a indústria lançado recentemente no Campus São Bernardo do Campo da FEI

 

O Laboratório HUB ICT – de Inovação, Ciência e Tecnologia – se encontra no Campus São Bernardo do Campo da FEI e foi criado a partir de um consórcio formado entre as instituições. Um dos objetivos das partes envolvidas é unir conhecimentos oriundos de diversas áreas como, por exemplo, do setor empresarial, do chão de fábrica e do meio acadêmico.

 

Foi divulgado que o novo centro de estudos será voltado para o desenvolvimento de tecnologia para pesagem para segmentos diversos, melhoria de sistemas estruturais, desenvolvimento de software, entre outros. Também foi informado que este trabalho é parte de um programa de estágios para estudantes de engenharia mecânica, automação industrial, engenharia elétrica e ciência da computação, que já conta com a participação de cerca de 14 estudantes da FEI. 

 

Michele Rodrigues Hempel Lima, professora do Departamento de Engenharia Elétrica da FEI e coordenadora do novo laboratório, deu alguns exemplos de como as atividades serão realizadas: “através do projeto os alunos conseguirão trabalhar com temas reais da indústria, sem deixar a graduação de lado. Além disso, isso possibilita a realização de pesquisas e desenvolvimento de projetos tecnológicos novos, unindo trabalho e estudo”.

 

Já Paulo Haegler, presidente da Toledo do Brasil, comentou sobre algumas das expectativas que acompanham a realização deste projeto: “vamos colher bons frutos, com alunos mais capacitados, professores motivados e com projetos pensados para a indústria, bem como com soluções que possamos comercializar e/ou aplicar em nossos processos de fabricação”. O executivo complementou dizendo que o programa tem potencial para formar “novos colaboradores para a nossa empresa”.

 

As instituições também informaram que este programa conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal para Incentivo Fiscal para Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4353-2900 e 0800-545-4122.

 

 

 

Imagem: FEI/Toledo

 

 

Mais novidades no setor:

 

Troca de comando na siderurgia

 

Negócios no setor de fixadores industriais

 

#FEI #ToledodoBrasil #LaboratóriodeInovação #CCM



Mais Notícias CCM



Setor de hidrogênio verde vai demandar quase 3 mil profissionais por ano no Brasil

O SENAI divulgou informações de uma pesquisa sobre a demanda de profissionais para o setor de hidrogênio verde no País. A pesquisa foi realizada em parceria pela instituição e pelo projeto H2Brasil, da empresa alemã GIZ.

23/09/2024


Centro de pesquisa em cibersegurança terá investimento de R$ 60 milhões

A Embrapii e o MCTI selecionaram o CESAR para desenvolver sistemas de segurança cibernética para a indústria de manufatura.

16/05/2024


Exportação de sucata ferrosa aumentou entre 2022 e 2023

Volume de sucata ferrosa exportado passou de 19.031 para 79.985 toneladas entre novembro de cada ano.

14/12/2023