Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) dão conta de que o Brasil movimentou US$ 5,6 bilhões em exportações de máquinas e equipamentos no primeiro semestre de 2022, o que significa um crescimento de 29% em relação ao mesmo período de 2021.
Desse total, em 2022 os Estados Unidos importaram US$1,4 bilhão, um crescimento de 18% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Os principais segmentos importadores são grandes usuários de peças fabricadas a partir de chapas metálicas, por processos como corte, dobramento, estampagem e soldagem: o setor de máquinas rodoviárias (40,1%); motores e grupos geradores (15,4%) e equipamento naval, offshore e onshore (8,3%).
Além da conjuntura internacional, que combina fatores geopolíticos e econômicos, associados à evolução tecnológica do maquinário de origem nacional, a participação em eventos internacionais e em programas de fomento oferecidos por associações de classe e órgãos governamentais têm proporcionado sucesso às operações internacionais de muitas empresas.
O Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Abimaq, é uma das iniciativas que visam promover empresas brasileiras ao organizar missões empresariais e patrocinar sua participação em eventos internacionais. No primeiro semestre de 2021 foram levados participantes brasileiros a 13 eventos de setores como o agrícola, avícola, metal-mecânico, têxtil, alimentício, plásticos e de mineração.
Patrícia Gomes, Diretora de Mercado Externo da Abimaq, explicou que ações como as apoiadas pelo BMS são bastante estratégicas, pois demonstram a importância do comércio exterior como parte determinante da política externa brasileira. O BMS tem apostado em feiras, no desenvolvimento de estudos de mercado e em rodadas de negócios, aproveitando a demanda por participações internacionais e a mobilidade internacional facilitada.
O Programa Brazil Machinery Solutions possui atualmente mais de 200 membros, entre indústrias de diversos setores, tais como agrícola, têxtil, de mineração, plásticos e embalagens, entre outros. Até outubro de 2021, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 160 países.
Foto: Eilis Garvey / Unsplash
Leia também:
Construção naval em aço responde às novas necessidades logísticas
Mobilidade elétrica traz oportunidades para o setor de aços
#BMS #Abimaq
Mais Notícias CCM
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024