O Grupo Emag, com matriz nos Estados Unidos e subsidiária em São Paulo (SP), desenvolveu a série de tornos verticais VL, a qual é composta por equipamentos que operam com três eixos e possuem uma torre que pode comportar até 12 ferramentas, que podem ser usadas em sequência ou acionadas aleatoriamente, além de um sistema para movimentação de peças automatizado. Eles também são equipados com controlador Fanuc e o novo Edna HMI, um painel que pode ser configurado para atender a uma ampla variedade de requisitos. 

Grupo Emag desenvolveu linhas de tornos verticais que contam com torres que podem comportar mais de dez ferramentas de usinagem

 

Os tornos da linha VL 4, segundo informações da fabricante, podem usinar peças com comprimento de até 300 mm e diâmetro de até 400 mm. O sistema automatizado para a movimentação de peças opera da seguinte forma: remove os componentes a serem usinados da correia transportadora lateral e os posiciona na área de trabalho. Além disso, os tornos podem ser equipados com eixo Y na torre. 

 

Há também o torno pick-up vertical de quatro eixos VT 2, o qual pode realizar a usinagem de peças de até 400 mm de comprimento e 100 mm de diâmetro. No caso deste equipamento, as peças brutas são transportadas para a área de trabalho por meio de garras, as quais também fazem a remoção delas após serem usinadas. Dependendo da peça, esse processo dura de seis a oito segundos. 

 

Ainda sobre este equipamento, o processo de torneamento a uma velocidade de 6.000 rpm ocorre em ciclos curtos. A peça é fixada verticalmente entre o fuso principal e o cabeçote móvel e é usinada pelos dois lados. São duas torres de ferramentas, cada uma com 12 posições. A disposição vertical do componente garante a confiabilidade do processo a longo prazo. O corpo da máquina é pequeno, pois o conjunto vertical ocupa pouco espaço.

 

De acordo com a companhia, um torno da linha VL 4 poderá ser visto em operação na feira International Machine Tool Show (IMTS), um importante evento norte-americano no setor de máquinas-ferramenta que está previsto para acontecer de 12 a 17 de setembro em Chicago (Estados Unidos). A empresa irá expor este e outros equipamentos no evento.



 

 

Imagem: Grupo Emag


 

 

Mais notícias do ramo:

 

Maquinário brasileiro no mercado internacional

 

Bom momento para a construção naval em aço

 

#Emag #TornosVerticais #IMTS #MM



Mais Notícias CCM



Fraunhofer produz engrenagem por laminação a quente

Projeto da instituição alemã obteve bons resultados na fabricação de engrenagens para o setor de energia eólica por meio de laminação a quente, em substituição ao fresamento. A peça foi concluída por usinagem de acabamento, feita por retificação.

16/09/2024


Okuma cria centro global de serviços e reparos

A fabricante de máquinas-ferramenta CNC se baseia no princípio de não obsolescência de maquinário para criar um centro global de serviços de assistência técnica apto a fazer reparos em equipamentos de qualquer idade.

16/09/2024


Centro de usinagem de 4 eixos é lançamento da GROB

Novo centro de usinagem G240 chega ao mercado brasileiro como opção para companhias que querem aumentar o parque fabril, e também para empresas que estão iniciando atividades. Executivos da GROB comentaram que o custo do modelo pode ser até 20% menor em comparação com equipamentos de usinagem similares.

02/09/2024