A Fit Tecnologia (Sorocaba, SP) divulgou recentemente os novos recursos da versão 16 do sistema CAD/CAM Cimatron, especialmente voltados para o projeto de estampos, moldes e matrizes metálicas para diferentes processos de manufatura.
O lançamento ocorreu após uma intensa série de testes industriais da versão beta do sistema, em que foram refinadas funcionalidades levando-se em consideração dados colhidos a partir da experiência do Usuário (UX).
Aplicáveis à usinagem de estampos progressivos e transfer, além de dispositivos de montagem e controle de processo nas estamparias, os novos recursos do Cimatron 16 incluem uma interface de usuário mais limpa e novas ferramentas para a criação mais rápida de ferramental, de eletrodos para eletroerosão e programação CNC .
A ferramenta Triad (foto à direita), para visualização, recebeu melhorias que permitem arrastar e girar precisamente o projeto em três eixos (X, Y, Z). Também foram desenvolvidas funcionalidades para a criação de superfícies de matrizes, manipulação de malhas e detalhamento de projetos.
Nervuras estruturais a partir de um contorno 2D ou 3D, com ângulo de inclinação e topos planos ou arredondados, por exemplo, podem agora ser criadas e manipuladas com mais facilidade, assim como o trabalho com modelos de malha capazes de abarcar detalhes complexos de projeto.
O projeto de eletrodos para eletroerosão das matrizes foi alvo de boa parte dos desenvolvimentos, que incluiram a capacidade de aplicar modelos baseados em superfície e melhorias nas configurações do processo de eletroerosão a partir de atributos de fabricação vindos de equipamentos conectados, condição típica da indústria 4.0. Os usuários agora podem, por exemplo, especificar o estágio de queima do eletrodo em operações que vão desde desbaste até polimento, diretamente na ferramenta NC-Setup, de controle do processo de usinagem CNC. Todos os parâmetros de usinagem relevantes são então aplicados automaticamente para criar os arquivos de comando numérico respectivos.
Os interessados em testasr os recursos do Cimatron 16 podem se cadastrar aqui.
Fotos: FIT/Cimatron
Leia também:
Fornecedores de sistemas MES têm novo escritório
Sistema digital para processamento de metais feito no Brasil
#Cimatron
Mais Notícias CCM
O desempenho do mercado brasileiro acompanhou o movimento de retração global, mas a expectativa é positiva para o próximo ano.
18/11/2024
Novas máquinas para corte a laser e dobramento de chapas e tubos, além de robôs para soldagem, passaram a operar na empresa, que também lançou implementos em versões fabricadas com aços convencionais e aços de alta resistência.
18/11/2024
Processo de conformação e a fabricação de ferramental estão entre os tópicos do curso técnico presencial que trata de fabricação mecânica e soldagem de metais.
18/11/2024