A norte-americana Avient, que tem filial brasileira em Itupeva (SP), anunciou o lançamento de um serviço de análise de cores para resinas poliolefínicas e poli(tereftalado de etileno) (PET), assim como de uma nova linha de aditivos antioxidantes para poliolefinas recicladas.
O lançamento faz parte do programa da empresa voltado para o apoio ao desenvolvimento de materiais plásticos que atendam requisitos de sustentabilidade e economia circular, mas também tem como proposta agregar valor aos reciclados (PCR).
O serviço de análise da possibilidade de coloração dos reciclados (PCR Color Prediction Service) permitirá aos usuários saber quais cores podem ser obtidas para uma resina ou produto final a partir do percentual de material reciclado presente na formulação. A tecnologia foi desenvolvida internamente e também permite calcular a proporção de PCR que pode ser adicionada a um determinado produto já existente, sem que seja afetada a sua assinatura de cor.
Um software proprietário executa a análise da resina reciclada a ser usada para identificar a gama de cores que pode ser reproduzida neste material, simplificando a seleção de cores e eliminando processos de tentativa e erro, que são mais caros e dispendiosos. A solução também capacita os usuários a avaliar com mais rapidez a possibilidade de troca de fornecedor, um auxílio em tempos de volatilidade da cadeia de suprimentos.
Antioxidantes
A linha de aditivos para reciclados anunciada pela empresa, a Cesa Nox A4R, tem por objetivo evitar a oxidação das poliolefinas recicladas que pode ocorrer durante o seu processamento, ocasionando a formação de pontos pretos, géis e perda de coloração. Os agentes podem ser adicionados na resina reciclada ou mesmo incorporados na resina virgem que posteriormente será encaminhada para reciclagem, em aplicações destinadas a mercados como o de embalagens, peças automotivas e bens de consumo.
Fotos: Avient
Leia também:
Paleta de cores para plásticos inspirada no Brasil
Masterbatches compostos por fibras de casca de arroz
#Avient
#reciclados
#coloraçãodereciclados
Mais Notícias CCM
A Abiplast e a MaxiQuim divulgaram informações sobre o índice de reciclagem de plásticos em 2023 no Brasil, apontado por uma pesquisa que também abrangeu o volume de resinas PCR produzidas e o índice de produção por região.
12/11/2024
A apenas alguns meses da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso de 25% de conteúdo reciclado em garrafas PET, os países-membros da União Europeia ainda não têm orientações claras com relação a penalidades e formas de auditoria junto às empresas.
04/11/2024
A obra traz informações sobre a história da reciclagem de plásticos e outros materiais no Brasil, além de considerações sobre os desafios da cadeia de reciclagem e o papel de catadores e cooperativas.
04/11/2024