Uma publicação intitulada “Guia de Fontes Alternativas de Energia” foi disponibilizada para empresas do ramo metalmecânico que têm interesse em informações a respeito da implementação de fontes de energia renovável em plantas industriais. Trata-se de um guia que foi desenvolvido pelas instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil.
Disponível para download gratuito, o manual é indicado para empresas de diferentes portes como, por exemplo, prestadores de serviços de estampagem para terceiros, fabricantes de prensas e calandras para conformação de chapas metálicas, bem como fornecedores de equipamentos complementares ao processamento de metais, tais quais alimentadores de prensas e células robotizadas para soldagem.
As partes responsáveis pelo lançamento do guia salientaram que uma das premissas deste trabalho é orientar pequenas e médias empresas que pretendem adotar o uso de sistemas e/ou processos produtivos que operem a partir de fontes de energia renovável, visando, assim, à preservação de recursos e redução de custos com energia elétrica, entre outros temas.
Conforme foi divulgado pelas instituições, o manual é composto por seções que tratam dos benefícios proporcionados pela adoção de fontes de energia renovável no ambiente industrial, trazendo também recomendações que podem contribuir para que empresas que já estejam em processo de implementação dessas fontes consolidem seus projetos de forma assertiva.
Segundo o diretor do programa PotencializEE, Marco Schiewe, “a escolha correta da fonte de energia alternativa é fundamental para o sucesso de um projeto de eficiência energética. Trata-se de conceitos que abrangem a redução de impacto no meio ambiente, que é o principal objetivo do nosso programa”.
Instruções para baixar o guia podem ser obtidas pelo e-mail contato@programa-potencializee.com.br.
Imagem: Pixabay
Confira mais notícias:
Manufatura aditiva de metais em escala industrial
Plataforma digital está disponível para teste gratuito
#PotencializEE #EnergiaRenovável #Metalmecânica #CCM
Mais Notícias CCM
O fortalecimento do mercado de hidrogênio verde levou a Neuman & Esser a investir R$ 70 milhões na ampliação da sua unidade de produção de eletrolisadores em Belo Horizonte (MG). A ampliação movimenta toda a cadeia de fornecimento de componentes, tubulações e serviços de caldeiraria.
02/12/2024
Foi divulgado pelo Instituto Aço Brasil que o setor siderúrgico do País produziu 3,08 milhões de toneladas de aço bruto em outubro.
27/11/2024
Versão atualizada de software para modelamento 3D de peças fabricadas com chapas chega com novos recursos e já está disponível para comercialização.
27/11/2024